uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Abertura das comemorações dos cento e trinta anos do Ensino Agrário em Santarém
Ricardo Gonçalves e José Mira Potes

Abertura das comemorações dos cento e trinta anos do Ensino Agrário em Santarém

Iniciativas ao longo do ano pretendem realçar o trabalho dos diplomados

Decorreram nos dias 4 e 5 de Maio os primeiros eventos das Comemorações dos 130 anos de Ensino Agrário em Santarém. A abertura oficial foi assinalada com o descerramento de placa comemorativa.
A cerimónia teve lugar no decorrer da I Feira de Empreendedorismo da Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS), das Jornadas sobre Ensino Agrário e da mostra de projectos de investigação e experimentação desenvolvidos na Escola. O dia 4 terminou com o Jantar Vínico de atribuição de Prémios do Concurso de Vinhos realizado e que recebeu 131 vinhos de enólogos formados na Instituição e oriundos de Portugal, Espanha e Argentina.
No Sábado dia 5 decorreram as Homenagens a Celestino Graça, Regente Agrícola, com o testemunho de Ludgero Mendes e a actuação do Rancho Académico de Danças Ribatejanas, e ao Dr. Henrique Soares Cruz com uma apresentação da raça Sorraia pela Escola de Equitação, que passou a designar-se Escola de Equitação Dr. Henrique Soares Cruz. As efemérides terminaram com uma noite de fados onde actuou o conhecido fadista José da Câmara.
Dia 12, Sábado, pelas 16h00 decorrerá a abertura oficial da exposição de artes plásticas ‘Espírito da Terra’ no Centro Cultural Regional de Santarém e no Palácio Landal, na qual participam 20 artistas plásticos com obras inéditas.
A 9 de Junho, na Feira Nacional de Agricultura, decorrerá a Garraiada, com o desfile de participantes na manga da feira e uma homenagem a antigos alunos ligados ao mundo tauromáquico. No dia 10 de Junho decorrerá na ESAS, a VII edição do tradicional “Encontro de Gerações”.
As celebrações dos 130 anos do Ensino Agrário em Santarém, são retomadas a 10 de Novembro, data em que se realiza um jantar e Baile de Gala no Convento de S. Francisco em Santarém o qual contará com a participação da Orquestra Santos Rosa. A 11 de Novembro, tradicionalmente celebrado como o dia da ESAS, decorrerá o habitual magusto na Quinta do Galinheiro.
Estas efemérides, iniciativa de antigos alunos da Escola de Regentes Agrícolas e antigos e actuais alunos da Escola Superior Agrária de Santarém, contou com os altos patrocínios da Presidência da República, dos Ministérios da Educação e Ensino Superior e da Agricultura, da Câmara Municipal de Santarém e do Instituto Politécnico de Santarém, contando com o apoio da Caixa de Crédito Agrícola entre outros.
“Todos os eventos programados pretendem mostrar aos actuais alunos, à cidade, à região e ao país, a excelência e o contributo profissional de antigos diplomados desta casa no desenvolvimento económico dentro e além fronteiras, como forma de, honrando o passado, continuar a abraçar os novos desafios que se colocam todos os dias pela sociedade e pelo tecido empresarial nas três grandes áreas científicas desta instituição - Agricultura, Alimentação e Ambiente”, explica a instituição.

Abertura das comemorações dos cento e trinta anos do Ensino Agrário em Santarém

Mais Notícias

    A carregar...