uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Vila Franca de Xira estuda realização de um festival de cinema
Leonor Teles já foi distinguida com a medalha de mérito municipal de Vila Franca de Xira

Vila Franca de Xira estuda realização de um festival de cinema

O presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita (PS), considerou na última semana que é uma “ideia interessante” a realização de um festival de cinema no concelho dedicado à temática do realismo e contemporaneidade.
O autarca diz que o executivo vai analisar a ideia nos próximos meses, sendo que, a concretizar-se, o festival colocaria Vila Franca de Xira no mapa nacional dos festivais de cinema. A novidade surgiu depois do município ter aprovado por unanimidade um voto de congratulação à cineasta vilafranquense Leonor Teles, que ganhou o prémio da competição internacional do 40º Festival de Cinéma du Réel que se realizou em Paris em Abril. A ideia de ser realizado um festival de cinema no concelho partiu do Bloco de Esquerda.
O município congratulou-se com mais um sucesso da cineasta e pela “afirmação internacional” que o seu novo filme proporciona a Vila Franca de Xira. Baseada na vivência e nas ligações familiares e comunitárias de um pescador de Vila Franca de Xira, a primeira longa-metragem de Leonor Teles é “um retrato de família” sobre o pescador Albertino Lobo.
Leonor Teles completou 26 anos no final de Abril e já tinha vencido no festival de cinema de Berlim o Urso de Ouro com a curta-metragem “Balada de um batráquio”.

Vila Franca de Xira estuda realização de um festival de cinema

Mais Notícias

    A carregar...