uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
“Rota das Misericórdias” nas Actividades de Tempos Livres
Crianças vão descobrir o trabalho das misericórdias foto DR

“Rota das Misericórdias” nas Actividades de Tempos Livres

Iniciativa da Santa Casa da Misericórdia de Pernes promove “intergeracionalidade”

A promoção de relações entre gerações dando a conhecer, ao mesmo tempo, a missão, valores e obras de diferentes Misericórdias, bem como as localidades onde estão sedeadas, são objectivos definidos para a “Rota das Misericórdias” que a Santa Casa da Misericórdia de Pernes integrou nas suas Actividades de Tempos Livres.
A iniciativa é justificada com a quebra da rede de apoio familiar e de vizinhança e o predomínio de famílias nucleares em detrimento de famílias alargadas, situação gerada pelas alterações das famílias e das estruturas sociodemográficas.
“Estes fenómenos sociais têm provocado mudanças na prática das funções familiares, levando à procura de soluções complementares para os cuidados com crianças fora do espaço familiar e é em face desta realidade que a Santa Casa da Misericórdia de Pernes promove espaços e respostas direcionadas para a população mais jovem, designadamente, Creche, Campos de Férias, Residências Universitárias para estudantes e trabalhadores estudantes, entre outros apoios”, explicam os responsáveis pela instituição.
Com a “Rota das Misericórdias” a Misericórdia de Pernes diz estar a investir no público mais jovem, “diligenciando no seu desenvolvimento, educação e na sua evolução e aprendizagem, tendo como premissas o respeito pelos valores básicos, tais como a partilha, a autonomia e a solidariedade, procurando dar oportunidades e estímulos às crianças e jovens que naquela Santa Casa passam, na expectativa de que venham a tornar-se bons cidadãos”, referem.
A Misericórdia de Pernes não recebe qualquer apoio do Estado para o desenvolvimento das respostas para a área da Infância e Juventude e suporta grande parte dos encargos. Mas explica que não quer deixar aquela franja da comunidade desprotegida. “Continuamos a responder na sua dinamização, também no período de férias escolares, com actividades de tempos livres, no âmbito de Campos de Férias, de natureza não residencial”, explica numa nota de imprensa onde menciona os seus parceiros nestas acções.
A Câmara Municipal de Santarém e outras instituições locais, designadamente, o Atlético Clube de Pernes, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pernes, o Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques, a Guarda Nacional Republicana, o Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro, a Sociedade Recreativa e Filarmónica Pernense - Música Velha, o Agrupamento de Escuteiros 1159 de Pernes, a Junta de Freguesia de Pernes e a Tufeira, são as organizações “que em muito contribuem para o sucesso deste projecto e consequente satisfação dos jovens e das suas famílias”.

“Rota das Misericórdias” nas Actividades de Tempos Livres

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido