uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Terrorismo alimentar na ordem do dia em conferência sobre bioeconomia
Participantes descobriram mais sobre “Food Defense” foto DR

Terrorismo alimentar na ordem do dia em conferência sobre bioeconomia

Problemática debatida em iniciativa promovida pela NERSANT e pelo Agrocluster Ribatejo

A contaminação intencional de produtos - terrorismo alimentar - é uma realidade a que as empresas, em especial as exportadoras, devem estar atentas. Associada à questão surgiu o conceito de “Food Defense”, que apareceu nos Estados Unidos da América aquando dos atentados do 11 de Setembro e que reúne metodologias que garantem a segurança dos alimentos. A problemática esteve em destaque na Conferência sobre Bioeconomia levada a cabo pela NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém e pelo Agrocluster Ribatejo, no âmbito da implementação do projecto Bio-Ware.
A sessão, que iniciou precisamente pela apresentação das diversas actividades realizadas ao longo da implementação do programa - desde estudos de benchmarking, workshops, roadmap tecnológico, sessões de mesa redonda e um website que funciona como uma montra de bioprodutos - deu a conhecer ainda alguns exemplos de casos de sucesso de empresas que trabalham nesta área, como a FermALG, que aposta na comercialização de microalgas como um dos produtos com maior potencial na alimentação humana, animal e cosmética, da A4F, que trabalha na área da investigação e desenvolvimento de projectos de bioengenharia para a produção industrial de microalgas e ainda da VALORBIO, projecto de I&D do Instituto Politécnico de Tomar que aposta na valorização de resíduos através de zonas húmidas construídas modulares usadas para tratamento de águas residuais.
No entanto, para além das temáticas apresentadas, mereceu destaque a apresentação sobre o tema Food Defense, explanado por Rita Porto, da SGS. Trata-se de um conceito que aborda todas as actividades para prevenir a contaminação acidental ou intencional dos produtos alimentares por agentes biológicos, químicos, ou radioactivos no decorrer da sua produção e distribuição.
Associado a este conceito, estão, entre outros, a fraude alimentar, a segurança e a qualidade alimentar que importam ser discutidos de forma a garantir a não adulteração dos produtos alimentares ao logo da cadeia produtiva e obter assim quantidades de produtos confiáveis e com qualidade para um consumidor cada vez mais exigente e informado, num mercado nacional e internacional competitivo.
Na sessão foram ainda entregues os prémios aos vencedores do segundo concurso de ideias de negócio do Bio-Ware.

Terrorismo alimentar na ordem do dia em conferência sobre bioeconomia

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido