uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
José Falcão evocado no 50º aniversário de alternativa
Rui Bento Vasquez, José Júlio, Vítor Escudero e Ricardo Chibanga

José Falcão evocado no 50º aniversário de alternativa

Homenagem ao malogrado toureiro decorreu durante a Semana da Cultura Tauromáquica em Vila Franca de Xira.

No colóquio José Falcão – 50º Aniversário de Alternativa, integrado XXIX Semana da Cultura Tauromáquica, que se realizou no dia 2 de Julho no Salão Nobre da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, foi evocada a memória do matador de toiros vilafranquense José Falcão, falecido a 11 de Agosto de 1974, na Praça de Toiros de Barcelona, ao lidar “Cuchareto”, um toiro da Ganadaria Hoyo de la Gitana.
Para falar sobre José Falcão e dos cinquenta anos da sua alternativa (tomada a 23 de Junho de 1968, de Paco Camino, na Praça de Badajoz) o colóquio teve como oradores os maestros José Júlio, Ricardo Chibanga e Rui Bento Vasques e como moderador Vitor Escudero, que lembraram o matador numa conversa repleta de afecto, admiração e respeito. Entre outras personalidades ligadas à tauromaquia presentes na assistência, Osvaldo Falcão, irmão do matador, seguiu o que foi dito com evidente emoção.
A intervenção de José Júlio foi das mais aplaudidas. O antigo matador de toiros, citando Osvaldo Falcão - que escreveu “o meu irmão Zé Carlos anda por aí a tourear” para o catálogo da exposição dedicada à vida do irmão, realizada em 2014 em Vila Franca de Xira - comentou: “Que frase mais séria e mais bonita a deste homem que nos faz alimentar a ilusão de que, a cada dia que passa, nos leva a acreditar nesta verdade autêntica. José Falcão não partiu. Tal era a envergadura e ‘esquisitez’ deste artífice do toureio e do homem de sociedade que foi seu irmão Zé Carlos, que ainda hoje nos deixa a todos com um vazio de saudade”.

José Falcão evocado no 50º aniversário de alternativa

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido