uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Bandarilheiro Pedro Gonçalves abandona as arenas na Monumental de Santarém
Pedro Gonçalves despede-se numa corrida de toiros onde junta amigos, alguns já retirados das arenas

Bandarilheiro Pedro Gonçalves abandona as arenas na Monumental de Santarém

Corrida de despedida das arenas decorre às 16h00 de domingo, 21 de Outubro

“Ainda não é o dia da corrida de toiros e já estou emocionado. Aquela vai ser a ‘tal’ corrida. A que nos despedimos de vez”. As palavras emocionadas são do bandarilheiro Pedro Gonçalves durante a apresentação da corrida de toiros de despedida das arenas e foram proferidas na apresentação do programa, que decorreu na sala da Provedoria da Santa Casa da Misericórdia de Santarém.
O cartel para a tarde de domingo, 21 de Outubro, pelas 16h00, na Monumental Celestino Graça, em Santarém, é composto por amigos que acompanharam Pedro Gonçalves ao longo do seu percurso nas arenas. Ainda assim, houve alguns que o bandarilheiro teve de deixar de fora do cartel. É o caso do matador de toiros Pedrito de Portugal, que acompanhou durante 30 anos. O matador não aceitou fazer parte do cartel porque queria lidar mais do que um toiro e escolher o animal. Também o cavaleiro Joaquim Bastinhas recusou tourear na corrida sem dar qualquer justificação a Pedro Gonçalves.
O bandarilheiro acredita que está reunido um cartel aliciante para uma bela tarde de toiros. Actuam os cavaleiros Manuel Jorge Oliveira, já retirado, com quem Pedro Gonçalves começou como bandarilheiro, a cavaleira Ana Batista e o matador Eduardo Oliveira, com quem actuou durante vários anos. Vão também participar os jovens João Augusto Moura e Diogo Peseiro, que o bandarilheiro tem acompanhado diariamente. Os sete toiros são das ganadarias Casa Prudêncio e Veiga Teixeira (para a lide a cavalo) e das ganadarias Mata-o-Demo, Falé Filipe e Torre d’Onofre (para o toureio a pé).
A única pega da noite vai estar a cargo de uma selecção de forcados, muitos deles já afastados das arenas, e vai ser capitaneada por Francisco Vassalo, o primeiro cabo com que actuou quando Pedro Gonçalves se lançou como forcado do Grupo de Amadores da Azambuja.
Pedro Gonçalves despede-se das arenas no ano em que cumpre 30 anos de alternativa. Recebeu-a no Campo Pequeno, das mãos de António Badajoz, na corrida de despedida do cavaleiro José João Zoio. Antes de se tornar bandarilheiro, Pedro Gonçalves iniciou o seu percurso na tauromaquia como forcado do Grupo de Amadores da Azambuja.

Concessionária da praça de Santarém termina contrato em Dezembro

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, Mário Rebelo, adiantou que o contrato com a empresa Aplaudir, concessionária da praça de toiros da cidade, acaba em Dezembro deste ano e que, nessa altura, será aberto novo concurso público.
Admitiu ainda que a instituição, proprietária do recinto, nada tem a ver com o facto de se realizarem poucas touradas na praça de Santarém, pois “desde que a pessoa pague só temos de nos sujeitar”. E acrescenta: “Isto é como arrendar-se uma casa a alguém e essa pessoa pagar a renda, mas dar um uso diferente ao que se pretende. Aí, nada se pode fazer”.

Bandarilheiro Pedro Gonçalves abandona as arenas na Monumental de Santarém

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques