uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Exposição de Candido Portinari no Museu do Neo-Realismo

Obra de um dos mais conceituados pintores brasileiros regressa a Portugal 78 anos depois.

O Museu do Neo-Realismo, em Vila Franca de Xira, tem patente de 20 de Outubro a 3 de Março de 2019, a exposição Candido Portinari em Portugal. No ano em que comemora o seu 11º aniversário, o museu permite o contacto com um dos grandes nomes da pintura brasileira, com o alto patrocínio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
A inauguração decorre no dia 20 de Outubro, pelas 16h00, contando com as presenças do presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, da directora do Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, Mónica Xexéo, e do filho de Candido Portinari, João Candido Portinari.
A obra Café cedida pelo Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro é o grande destaque desta mostra, regressando a Portugal 78 anos depois de estar exposta pela primeira vez em 1940, no Pavilhão do Brasil na “Exposição do Mundo Português”. Para além desta, o projecto expositivo, com curadoria da directora científica do Museu, Raquel Henriques da Silva e de Luísa Duarte Santos, apresenta-nos também outras obras relevantes, reunindo no Museu do Neo-Realismo todas as que existem em Portugal de Candido Portinari.

Onze anos de Museu do Neo-Realismo
O Museu do Neo-Realismo em Vila Franca de Xira celebra 11 anos dedicados à investigação e divulgação do movimento neorrealista, tendo criado múltiplas redes de contactos e colaborações com curadores e universidades. De acordo com a Câmara de Vila Franca de Xira, gestora do museu, ao longo dos onze anos promoveu-se uma “prática continuada de investigação em torno do seu património, apostando, simultaneamente, em conteúdos programáticos de rigor crítico e amplitude interpretativa”.
Desde Outubro de 2007, o museu produziu uma média de 10 exposições biobibliográficas, documentais e de artes plásticas e quer apostar, cada vez mais, na cultura do século XX, relacionando assim outras correntes literárias, artísticas e de pensamento.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques