uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Nuno de Figueiredo vence Prémio Nacional de Poesia Actor Mário Viegas
Ana Martinho e Elias Rodrigues adiantam que a obra de Nuno de Figueiredo apresenta um estilo de escrita actual e inovador

Nuno de Figueiredo vence Prémio Nacional de Poesia Actor Mário Viegas

Obra “Epifanias” foi a escolhida entre 243 trabalhos inéditos apresentados ao Centro Cultural Regional de Santarém.

Nuno de Figueiredo é o vencedor da quarta edição do Prémio Nacional de Poesia Actor Mário Viegas. A obra “Epifanias” do poeta e ficcionista foi a escolhida entre 243 trabalhos inéditos que participaram no concurso promovido pelo Centro Cultural Regional de Santarém (CCRS). A cerimónia de entrega do prémio está marcada para sábado, 10 de Novembro, data em que Mário Viegas faria 70 anos.
Segundo Ana Martinho, da direcção do CCRS, não foi fácil encontrar um vencedor, sobretudo porque todos os participantes estão sempre com grandes expectativas. Mas, depois de tudo avaliado, o júri foi unânime na eleição do vencedor. A escolha prendeu-se com o facto da obra de Nuno de Figueiredo apresentar um estilo de escrita actual e inovadora.
“Todos leram tudo e, no fim, foi com certa satisfação que verificámos que havia meia dúzia de obras citadas por todos, sinal de que houve comunhão na compreensão e análise dos textos”, adiantou, justificando a decisão de não atribuir menções honrosas, para que as obras não fiquem impedidas de concorrer a outros prémios.
Ao vencer o Prémio Nacional de Poesia Actor Mário Viegas, Nuno de Figueiredo vai receber mil euros e uma primeira edição da sua obra com 300 exemplares (50 dos quais para o autor).
O Prémio Nacional de Poesia Actor Mário Viegas foi instituído em 2003 com uma periodicidade bienal, mas acabou por ter apenas três edições, a última das quais em 2011/2012, com grande participação a nível nacional. Graças ao apoio do Fundo de Fomento Cultural e da Fundação Millennium BCP, regressou este ano. A grande maioria das obras concorrentes teve origem em Portugal e no Brasil, mas também houve obras oriundas de França, Reino Unido e São Tomé e Príncipe.
Nuno de Figueiredo, 75 anos, nasceu em Coimbra, onde reside e trabalha. É licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico. Publicou em 1985 o seu primeiro livro de poemas, “O Desencanto em Canto” e, em 2002, o seu último romance, “Os Sinos de São Bartolomeu”, tendo voltado à poesia em 2003 com “A Única Estação”.

Exposição, cinema e poesia nos 70 anos de Mário Viegas

Paralelamente à entrega do Prémio Nacional de Poesia Actor Mário Viegas, o Centro Cultural Regional de Santarém vai ter em marcha durante o mês de Novembro, várias iniciativas de homenagem ao actor escalabitano.
Além da exposição “Sonho ao Poder”, que vai estar em exibição no Fórum Actor Mário Viegas de 3 a 17 de Novembro, dedicada à vida e obra do actor escalabitano, este espaço vai acolher uma iniciativa realizada em colaboração com o Cineclube de Santarém, com a exibição de três filmes, para mostrar o Mário Viegas nos domínios da poesia, do teatro e do cinema.

Nuno de Figueiredo vence Prémio Nacional de Poesia Actor Mário Viegas

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques