uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Sector agro-alimentar em destaque na “Tagusvalley Open Doors”
O sector agro-alimentar foi o tema central da primeira sessão da “Tagusvalley Open Doors” - foto DR

Sector agro-alimentar em destaque na “Tagusvalley Open Doors”

Primeira sessão foi dedicada à inovação no sector agro-alimentar

O Tagusvalley abriu as portas à inovação, empreendedorismo e transferência de conhecimento com o evento “Tagusvalley Open Doors”. A primeira sessão decorreu na quarta-feira, 10 de Outubro, e teve como tema “A Inovação no Sector Agro-alimentar”.
A iniciativa contou com intervenientes de diversas áreas que abordaram e partilharam as suas experiências acerca do estado da inovação no sector, a sua importância para a competitividade das empresas e as diversas formas de inovar.
José Gonçalves, da Associação Portuguesa de Produtores e Transformadores de Insectos, falou sobre as vantages dos insectos como fonte proteica e defendeu que este tipo de animais tem muito pouca probabilidade de transmitir doenças a humanos.
Maria Lima e Cristina Laranjeira, da Escola Superior Agrária de Santarém, apresentaram o “Agrio et Emulsio”. Que pretende obter “novos cremes de barrar frutados ou com bases vegetais e não só… (Emulsio) e novos produtos vinagreiros de vias fermentativa e não fermentativa (Agrio)”.Um projecto que tem como objectivos utilizar metodologias sustentáveis que valorizem matérias-primas regionais com potencial de aplicação em mercados gourmet, dietético e vegan e inovação de processos, com potencial aplicação na indústria e na restauração.
Patrícia Marques, do Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar (CATAA), destacou sobre as novas tendências do sector agroalimentar em 2018, falando das escolhas conscientes, prazer sem peso na consciência, alimentação circular, mini refeições, jardins oceânicos e variar para conquistar.
A parte da tarde foi dedicada à desidratação de pequenos frutos desde a secagem convencional à liofilização. A sessão terminou com uma prova de produtos desidratados.

Sector agro-alimentar em destaque na “Tagusvalley Open Doors”

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques