uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

“Cada um tem as suas razões para fazer desporto mas a principal é fazer bem à saúde”

A propósito do Dia Mundial do AVC, que se assinalou a 29 de Outubro , O MIRANTE foi ao ginásio Visual Fitness tentar perceber se quem o frequenta está mais preocupado em ter um bom corpo ou em prevenir doenças cardiovasculares. Perder peso, ter uma boa apresentação e combater o stress parecem ser as motivações principais, embora o instrutor Francisco Alexandre recorde que, apesar de não fazer milagres, o desporto é um grande aliado no combate a doenças como o Acidente Vascular Cerebral.

Célia Araújo, 31 anos  


Frequento este ginásio há dois anos. Quando está fechado, como ao domingo, faço caminhada ou corrida. Preocupo-me com a saúde e com a estética e fazer exercício é uma opção pessoal. Penso que o exercício pode ajudar a prevenir doenças como o AVC. Se tivermos mais actividade o corpo reage de forma diferente. O exercício físico faz bem ao corpo e à alma.

António Sérgio, 59 anos


Sempre fiz exercício, mas no ginásio estou há cerca de 10 anos. Joguei rugby durante muitos anos no Belenenses. Chegámos a ser campeões nacionais. Pratico desporto porque acho que faz bem a tudo, sobretudo à cabeça. Estou-me a borrifar para a estética. O mais importante é saúde e a cabeça. Aconselho toda a gente a fazer exercício, previne doenças e ajuda a lidar com o stress.

Nuno Ferreira, 61 anos  


Ando no ginásio há três anos e também jogo ténis. Vim, fundamentalmente, por questões de saúde, mas a parte estética também tem muita influência. É uma opção pessoal. Não me foi recomendado por nenhum médico. Não tenho problemas de saúde e acho que o exercício físico previne algumas doenças como o AVC.

José António Rosendo, 70 anos 


Frequento o ginásio há uns 10 anos, pratico quatro dias por semana, por recomendação médica. Fui forcado nos Forcados Amadores do Ribatejo e isso deu-me cabo dos joelhos. Em vez de recorrer à cirurgia venho ao ginásio onde faço cycling. Faço-o por questões de saúde, mas também para perder peso. Tive de cortar com as bebidas alcoólicas e sinto-me muito melhor. Em vez de ir para o café passar o tempo ou jogar às cartas e discutir futebol prefiro estar no ginásio.

Francisco Alexandre (Instrutor), 54 anos 


Há clientes que frequentam o ginásio por questões estéticas e outros por questões de saúde e de prevenção. A prática de exercício físico é fundamental na prevenção de doenças como o AVC. Quem não faz desporto tem grandes probabilidades de vir a sofrer uma doença cardiovascular. Mas é importante ter consciência que o desporto não faz milagres. Aos clientes que já sofreram um AVC recomendo exercício de cardio, nomeadamente passadeira, elíptica, bicicleta e cycling, tudo praticado de forma moderada.

Mais Notícias

    A carregar...