uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Os protagonistas em Santarém não mudaram em 20 anos
José Eduardo Carvalho, presidente da AIP

Os protagonistas em Santarém não mudaram em 20 anos

José Eduardo Carvalho bateu forte e feio nos protagonistas da cidade e disse que há pessoas a fazerem denúncias graves no Ministério Público que depois se sentam à mesa em convívio como se fossem grandes amigos.

“O desenvolvimento regional não pode ser pensado através da concretização de uma matriz nacional. As regiões devem saber ver quais são os seus pontos fortes e o que as demarcam das demais regiões e usá-los em seu favor. A par desta visão potenciadora e diferenciadora, surge ainda a necessidade da diversidade”; palavras do empresário e presidente da direcção da Associação Industrial Portuguesa (AIP), José Eduardo Carvalho. O empresário refere mesmo que “em períodos de crise são as regiões com maior diversidade económica que tendem a recuperar melhor”.
As declarações, em jeito de conselho, foram deixadas na conferência “O Desenvolvimento Empresarial em Santarém”, organizada pela Associação Mais Santarém, no dia 6 de Dezembro. Os investimentos estruturantes e as estratégias locais são, assim, apontados por José Eduardo Carvalho como a alavanca primordial que levará ao sucesso de empresários, empresas e da economia regional.
A par desta visão integrada, o empresário apontou ainda cinco factores de estanque ao desenvolvimento económico regional, nomeadamente a incerteza quanto ao futuro, a energia, os impostos e, por fim, o mercado de trabalho.
José Eduardo Carvalho citou ainda as declarações de António Ramalho, presidente do Novo Banco, publicadas em
O MIRANTE, onde o banqueiro afirma a necessidade da capital de distrito encontrar uma vocação empresarial e tirar mais proveito da sua proximidade e bom acesso a Lisboa.

Críticas à cidade e aos seus protagonistas
“Santarém ainda não teve, em meio século, uma ideia para o Campo Emílio Infante da Câmara. Deu-se uma machadada num dos melhores colégios do país, que tem sede no concelho, e não ouvimos sequer um político ou um líder local a contestar esta decisão que é do Governo mas também é das forças locais. Há pessoas nesta terra que andam sistematicamente a fazer denúncias anónimas no Ministério Público e que depois se juntam à mesa a conviver como se fossem os maiores amigos. O quartel de Cavalaria saiu da cidade e nunca vi ninguém chorar uma lágrima, nem que fosse de crocodilo”, disse ainda o empresário, em conversa com O MIRANTE,
depois de já ter sugerido algumas destas questões na sua intervenção.
José Eduardo Carvalho chamou ainda a atenção do jornalista para o facto de ter havido na assistência um empresário que não foi capaz de raciocinar em euros e falou em contos para se fazer entender. Em conclusão, disse que “nestes últimos vinte anos os protagonistas em Santarém não se renovaram, são exactamente os mesmos e com a mesma visão”, e que “nada mas mesmo nada mudou de significativo”.

Os protagonistas em Santarém não mudaram em 20 anos

Mais Notícias

    A carregar...