Obras na Estrada Nacional 10 já arrancaram e vão durar um ano
Presidente de Vila Franca de Xira admite transtornos à circulação. Obra tem um investimento estimado de 6,6 milhões de euros e promete dar muitos dias de pára-arranca para os condutores. Câmara e PSP já reuniram para estudar estratégias de fluidez de trânsito que minimizem transtornos.
Começaram as obras de transformação da Estrada Nacional 10, entre a Póvoa de Santa Iria e Alverca, numa avenida urbana com corredores centrais e laterais cicláveis. A obra, orçada em 6,6 milhões de euros, promete gerar alguns constrangimentos de trânsito, tratando-se de uma estrada já por si bastante sobrecarregada de tráfego.
O presidente do município, Alberto Mesquita (PS), admite a O MIRANTE que os trabalhos em alguns troços poderão gerar mais complicações no trânsito e por isso pede a compreensão dos automobilistas, garantindo que a câmara, em conjunto com a PSP, estão a delinear estratégias para minorar os efeitos da obra.
“Já tivemos reunião com a PSP e demos a conhecer os contornos de como a obra se vai desenvolver e os constrangimentos que vai necessariamente provocar. É mais de um ano de obra e isso terá impactos”, explica.
Actualmente está em obra a zona norte da Póvoa de Santa Iria, com filas que já se fazem sentir, em especial nas horas de maior movimento. “Já está em construção uma rotunda que vai melhorar a fluidez do trânsito, depois vamos até à zona da Bolonha onde a rotunda vai ter algumas alterações e melhorias, em particular na altimetria. E assim sucessivamente até chegarmos a Alverca”, refere.
O autarca explica que quando a obra começar a chegar a Alverca, em particular na zona entre a rotunda do Aki e a ponte da Silveira, vão ser sugeridos aos condutores percursos alternativos que vão ser sinalizados. Outra das obras já concluídas foi a demolição do armazém abandonado que existia na Verdelha de Baixo, em Alverca, e que permitirá desviar o trânsito dos dois marcos de légua históricos que ali existem.
O investimento total é co-financiado através de fundos comunitários do quadro de apoio Portugal 2020. A primeira fase da requalificação abrange 5,2 quilómetros. O projecto de requalificação da EN10 prevê criar uma rede ciclável e pedonal que, na sua totalidade, irá estender-se desde a Póvoa de Santa Iria até Alverca do Ribatejo.