uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Resiliente Manuel Serra d’Aire

Lá conseguimos sobreviver a mais um Natal com os níveis de colesterol acima dos 200 (parecemos o conta-quilómetros de um Ferrari) e a mais umas projecções televisivas do Sozinho em Casa e do Música no Coração, mais as mensagens de Natal dos políticos e as bichas nos centros comerciais. Esta é a quadra festiva em que os portugueses passam metade do tempo armados em fofinhos a desejarem boas festas a tudo o que mexe e a outra metade do tempo a insultarem-se nas redes sociais por causa do futebol, das touradas, dos coletes amarelos, das greves, dos políticos, enfim, por causa de tudo e de nada…
Já faz parte da tradição (e eu quanto mais velho, mais conservador) endereçar no primeiro escrito de Janeiro os votos a um conjunto de personalidades para o novo ano, apesar de se insistir na ideia de que os votos são secretos. Os meus votos não o são, por isso aqui vão dirigidos a algumas das personalidades que ganharam, por mérito próprio e não por cunha, o direito a serem contemplados por este Serafim que se assina.
A diversos vereadores da oposição nalguns municípios – personifico nos do PSD em Abrantes e Torres Novas, mas há muitos mais – desejo-lhes coletes amarelos, para se dar pela sua existência política e também para se distinguirem dos eleitos das maiorias que aí governam confortavelmente. Os coletes são também úteis para facilitar a vida a quem habitualmente não assiste às reuniões de câmara (mas decida num assomo de masoquismo ir lá espreitar aquilo) não os confundir com os funcionários que secretariam as sessões - embora os autarcas da oposição corram depois o risco de serem confundidos com electricistas em trabalhos de manutenção.
Ao presidente da Câmara Municipal da Chamusca, Paulo Queimado, faço votos que receba um clone perfeitinho para o substituir nas assembleias municipais e fazer figura de corpo presente. Quem só responde às questões da oposição por escrito escusa de estar a perder tempo nessas pincelosas sessões e pode perfeitamente fazer esse serviço de manga de alpaca a partir do gabinete ou mesmo de uma qualquer esplanada de praia, desde que tenha um portátil com internet à mão. Porque calções e chinelos já todos os munícipes sabem que o autarca tem...
Ao ex-dirigente nacional do PSD, Miguel Relvas, formulo votos que lhe ofereçam uma bússola nova, para se continuar a nortear na busca do conhecimento permanente e também dos caminhos para o Ribatejo, pois já há muito tempo que não vemos o ex-estudante e ex-ministro por cá. E eu sempre simpatizei com gente que se diz apreciadora das coisas boas da vida, até porque também gosto disso...
Por último, desejo ao seráfico ministro das Finanças um laxante topo de gama que o faça largar de vez os milhões que são necessários para se concluírem as obras no Hospital Distrital de Santarém (dizem que é desta, mas só vendo). É que as obstipações orçamentais da “geringonça” são tantas que já começam a cheirar mal…
Votos de um bom 2019 do
Serafim das Neves

Mais Notícias

    A carregar...