uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Autarcas de Vila Franca de Xira querem museu da tauromaquia na cidade
Eleitos de Vila Franca de Xira querem que a junta apoie a dinamização de eventos taurinos e exorte a câmara a cumprir a sua promessa de instalar o museu na cidade

Autarcas de Vila Franca de Xira querem museu da tauromaquia na cidade

Moção exorta junta de freguesia a dar o seu apoio a espectáculos taurinos

Os eleitos da Assembleia de Freguesia de Vila Franca de Xira querem que o executivo municipal concretize a promessa de instalar o museu da tauromaquia na cidade e para isso aprovaram uma moção onde pedem que a junta manifeste o seu apoio à realização de espectáculos taurinos e à concretização do museu.
O documento, apresentado pela bancada da CDU na última assembleia de freguesia, foi aprovado com os votos favoráveis da CDU e da Coligação Mais, liderada pelo PSD, cinco abstenções e o voto contra do Bloco de Esquerda. A moção exorta o executivo da junta a “manifestar publicamente e por escrito” o seu “inequívoco apoio” à realização no território vilafranquense de eventos culturais tauromáquicos e “exorta a câmara a dar cumprimento à promessa de instalação do museu da tauromaquia” na freguesia. A moção vai ser enviada a todas as tertúlias, órgãos autárquicos municipais e à Assembleia da República.
No mesmo documento é referido que as diferentes expressões da tauromaquia têm origens milenares e que em Portugal a tauromaquia é constituída por uma diversidade de práticas que vão desde as largadas e esperas de toiros, às capeias, novilhadas e garraiadas. “Há cerca de 100 concelhos onde se realizam regularmente corridas de toiros, havendo outros onde se vivem diversas tauromaquias populares”, lê-se na moção.
Consideram os eleitos que a polémica mais recente, criada pelo Governo com o IVA das touradas “foi uma nova tentativa de colocar a Assembleia da República a debater a existência da tauromaquia como cultura, situação já ocorrida em Julho quando a maioria dos deputados discutiu e chumbou um projecto do PAN para proibir as touradas”, acrescenta a moção.

Ninguém se entende quanto à localização
Recorde-se que a criação de um museu da tauromaquia no concelho de Vila Franca de Xira está envolto em polémica, porque ninguém do mundo taurino se entende quanto à futura localização daquele equipamento. O presidente do município, Alberto Mesquita, já confessou publicamente o seu desencanto pela falta de acordo entre todas as figuras da festa brava e continua a defender que a praça de toiros Palha Blanco, em particular o antigo espaço do restaurante Redondel, seria o melhor local para instalar o museu.

Autarcas de Vila Franca de Xira querem museu da tauromaquia na cidade

Mais Notícias

    A carregar...