Críticas à fraca qualidade do serviço de correios em Vila Franca de Xira
Cartas a chegar com dias de atraso em alguns locais é o principal problema relatado por moradores e autarcas.
Os eleitos da Assembleia de Freguesia de Vila Franca de Xira expressaram desagrado pelo que dizem ser a “contínua degradação do serviço de correios” prestado pela empresa CTT, criticam o “contínuo incumprimento do contrato de concessão” e exortam o Governo a adoptar medidas de protecção do serviço de entrega postal. Incluindo a reversão da concessão emitida em 2013.
As considerações constam de uma moção apresentada pela bancada do Bloco de Esquerda e aprovada por maioria, com os votos favoráveis da CDU e Bloco, a abstenção do Partido Socialista e o voto contra da Coligação Mais, liderada pelo PSD. Os autarcas consideram que os CTT prestam um serviço público essencial mas que a entrega diária de correio acabou ou foi reduzida em diferentes locais rurais, “para desespero de muitos pensionistas devido ao atraso da entrega dos vales de pensões”.
As queixas sobre a má distribuição de correio no concelho de Vila Franca de Xira não são novas e os seis presidentes das juntas de freguesia chegaram mesmo a equacionar avançar com uma queixa conjunta na empresa para manifestar o seu desagrado, intenção que não se veio a concretizar.
Uma das vozes críticas é a do presidente da União de Freguesias de Castanheira do Ribatejo e Cachoeiras, Luís Almeida (CDU), que este Verão criticou o facto de estar a receber correio com vários dias de atraso e de ter já ouvido muitas queixas de moradores da freguesia sobre o assunto. “A minha casa já chegaram três cartas registadas fora de prazo. Há um desagrado profundo entre nós. Não estamos satisfeitos e vamos tentar arranjar maneira de manifestar o nosso desagrado junto dos CTT”, explicava o autarca.
A empresa CTT já havia explicado que os atrasos que se estavam a registar na entrega de correspondência, em particular na Castanheira do Ribatejo, foram uma situação pontual. Na cidade de Vila Franca de Xira existiram também queixas semelhantes mas a situação tem melhorado nos últimos meses. Os CTT já haviam garantido que não tinham detectado “qualquer problema” na distribuição postal da sua responsabilidade e a empresa afiançava que a mesma é “garantida todos os dias por carteiros efectivos” e com um “conhecimento profundo” da toponímia local.
“Como acontece em qualquer prestação de serviço, é inevitável que surjam situações em que podemos melhorar, pelo que os CTT agradecem e consideram úteis as reclamações dos seus clientes”, informava a empresa. O número de reclamações recepcionadas pelos CTT em Vila Franca de Xira “não é muito significativo”, afiançava a empresa.