uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Escuteira de Abrantes entrega Luz da Paz ao Presidente da República
foto DR Leonor Branco integrou a delegação do CNE que se deslocou à Presidência da República acompanhada pela Cáritas Portuguesa

Escuteira de Abrantes entrega Luz da Paz ao Presidente da República

A Luz da Paz é recolhida em Belém, na Palestina, e transportada até Viena de Áustria, a partir de onde é distribuída a todos os países participantes

Leonor Branco, escuteira do Agrupamento 697 do Rossio ao Sul do Tejo, Abrantes, entregou a Luz da Paz de Belém ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no final da tarde de domingo, 23 de Dezembro. A criança de 10 anos integrou a delegação do Corpo Nacional de Escutas que se deslocou à Presidência da República, em Lisboa, acompanhada pela Cáritas Portuguesa.
Escuteiros de diferentes países da Europa e de outros continentes, distribuem a Luz da Paz, acesa em cada ano por uma criança austríaca na Gruta da Natividade de Jesus, em Belém, na Palestina.
A distribuição da Luz da Paz a todos os países participantes é feita a partir de Viena, na Áustria, onde, no mês de Dezembro, é entregue às diferentes delegações para que a façam chegar aos seus respectivos países com uma mensagem de paz, amor e esperança.
Este ano coube à escuteira Leonor Branco trazer a Luz de Viena até à cidade da Guarda, onde a 16 de Dezembro se realizou a cerimónia de distribuição nacional. Uma aventura que permitiu à jovem residente no Pego, Abrantes, contactar com escuteiros de diversos países.
O Presidente da República salientou a importância dos escuteiros e do trabalho desenvolvido pela Cáritas referindo que “não há paz onde há pobreza, desigualdade, injustiça, intolerância e incompreensão”. Marcelo Rebelo de Sousa realçou que “são os mais novos o futuro da luta contra a pobreza, pela justiça, paz e democracia, num país onde ainda existe mais de um milhão e 800 mil portugueses em situação de pobreza”.
O projecto Luz da Paz de Belém foi lançado pela televisão pública austríaca, no âmbito de um programa social intitulado Light in the Dark (Luz no Escuro), dedicado a pessoas carenciadas na Áustria e em países vizinhos. Progressivamente, os escuteiros austríacos fizeram o projecto chegar aos escuteiros de vários países europeus. Em Portugal a Luz da Paz é entregue há 16 anos.

Escuteira de Abrantes entrega Luz da Paz ao Presidente da República

Mais Notícias

    A carregar...