Rescue Pyx de alunos da Escola de Tecnologia de Abrantes aceite no Astropreneurs
Immersive | Pyx um projecto que teve início e está incubado no Parque Tecnológico do Vale do Tejo - Tagusvalley viu no passado dia 6 de Fevereiro, o projecto Rescue | Pyx aceite no programa Astropreneurs da Agência Espacial Europeia.
Criado por Guilherme Assunção, Alexandre Carrança e André Miranda, alunos da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes. O projeto Rescue| Pyx inserido no Immersive|Pyx foi o seleccionado para o programa de aceleração.
O Rescue| Pyx assenta numa aplicação móvel suportada na realidade aumentada que visa ser uma ferramenta em situações de emergência e socorro. Em caso de acidentes de automóveis mostra os pontos de perigo da viatura, a percepção do estado da vítima, a geolocalização do acidente e automaticamente emite a resposta às autoridades e seguradoras.
A aplicação terá o novo sistema de localização, o projeto Galileo da Agência Espacial Europeia, que está a ser implementado no espaço, para dar resposta aos sistemas GPS, Glonass russo e Compass chinês. Com precisão de 20 cm, será o mais preciso do planeta.
O Astropreneurs é um projecto europeu de aceleração para 150 startups que encontrem no Espaço novas oportunidades de negócio. É coordenado por Portugal, através do IPN, e reúne diversos parceiros da Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, França, Reino Unido e República Checa.
O projecto gere um orçamento de dois milhões de euros para avançar com novas ideias de negócio direccionadas ao mercado espacial ou que incorporem tecnologia espacial em aplicações terrestres.