uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Remodelação do Governo com impacto profundo na Câmara de Abrantes
Manuel Valamatos com a nova vereadora Paula Grijó, na manhã da tomada de posse

Remodelação do Governo com impacto profundo na Câmara de Abrantes

Presidente da autarquia, Maria do Céu Albuquerque, foi chamada para secretária de Estado e deixou a liderança do município entregue a Manuel Valamatos.

A remodelação governamental causada pela indicação de dois ministros para integrarem a lista do PS às próximas eleições europeias teve fortes repercussões na Câmara de Abrantes, com a presidente do município, Maria do Céu Albuquerque, a deixar as funções autárquicas que ocupava há 10 anos para tomar posse na segunda-feira, 18 de Fevereiro, como secretária de Estado do Desenvolvimento Regional.
A reacção em cadeia motivou ainda outras mudanças no executivo da autarquia, com o vereador Manuel Valamatos a assumir a presidência da Câmara de Abrantes e a vaga aberta na vereação socialista com saída de Maria do Céu a ser ocupada por Paula Grijó. Ambos foram empossados na manhã de terça-feira, dia em que Valamatos dirigiu a sua primeira sessão camarária. A oposição optou por não colocar questões durante o período antes da ordem do dia por ser a primeira reunião de Valamatos como presidente.

Um homem do terreno que promete mudanças
Natural do Tramagal, Manuel Valamatos tem 53 anos e é professor de Educação Física de profissão. Começou a sua actividade política há 17 anos quando foi para a Câmara de Abrantes pela mão do antigo presidente Nelson Carvalho para trabalhar na área do Desporto e Juventude. Chegou a vereador em 2004.
Já com Maria do Céu Albuquerque como presidente, assumiu, em 2013, a liderança do conselho de administração dos Serviços Municipalizados de Abrantes (SMA), para além de vários outros pelouros. Homem habituado a andar no terreno e ao contacto directo com as pessoas, disse a O MIRANTE que algumas coisas vão mudar porque as novas funções o vão exigir. No entanto, o seu desejo é continuar a andar no terreno. “A sensação que tenho é que as pessoas querem que esteja no terreno com elas e é isso que pretendo fazer”, afirmou.
Manuel Valamatos confessa que o poder local sempre o entusiasmou, assim como o associativismo e todas as suas áreas, desde o desporto à cultura. “Sempre fui dirigente e muito pouco conformado com o pouco que existia no concelho. Sempre lutei muito pelo dinamismo e pelas acções da comunidade. Vejo a política nessa perspectiva”, reforçou, acrescentando que gosta do que faz e envolve-se com facilidade nas coisas.
O novo presidente defende que pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvimento por Maria do Céu Albuquerque mas que é altura de olhar para as freguesias de forma muito próxima, incluindo as urbanas. “Vamos fazer um trabalho de grande proximidade com os presidentes de junta para termos algum equilíbrio num território tão grande”, sublinhou.

Era o último mandato de Céu Albuquerque
Maria do Céu Albuquerque, que integra o Secretariado Nacional do PS, estava no seu terceiro mandato como presidente da Câmara de Abrantes, pelo que não se poderia recandidatar ao cargo em 2021. Era também presidente da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo desde 2013. Com esta saída da autarquia ganha ainda mais força a possibilidade de vir a ocupar um lugar cimeiro na lista de candidatos a deputado do PS por Santarém nas eleições legislativas de Outubro deste ano.

Anabela Freitas assume presidência da CIMT

A presidente da Câmara de Tomar, Anabela Freitas (PS), assume para já a presidência da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) depois da presidente desse órgão e da Câmara de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque (PS), ter sido nomeada pelo primeiro-ministro António Costa para secretária de Estado do Desenvolvimento Regional.
Anabela Freitas, que era a primeira vice-presidente da CIMT, disse a
O MIRANTE que defende um processo eleitoral para eleger o novo presidente da CIMT. “Temos reunião da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo no dia 28 de Fevereiro e até lá pretendo falar com todos os presidentes dos municípios para que façamos o acto eleitoral nesse dia e que seja eleito um novo presidente”, afirmou, em declarações a O MIRANTE no final da reunião de câmara de Tomar, realizada na tarde de segunda-feira, dia 18.

De chefe de gabinete a vereadora

Ana Paula Grijó é a nova vereadora do PS na Câmara de Abrantes. Nasceu em África do Sul e veio para Portugal com oito anos, tendo vivido alguns anos em Lisboa. No entanto, a cidade onde vive há mais tempo é Abrantes, considerando ser a sua cidade do coração. Aos 50 anos assume funções no actual executivo municipal. “É uma enorme honra poder servir a minha comunidade. Entrei na política através de um desafio que a então presidente Maria do Céu Albuquerque me fez para integrar as listas no seu primeiro mandato. Adoro desafios e na altura achei que poderia ajudar a minha comunidade, participar com as minhas ideias e dar o meu contributo para melhorar o concelho”, disse a O MIRANTE.
A nova vereadora começou a sua actividade profissional na área social, tendo trabalhado na prevenção das toxicodependências. Trabalhou no Instituto da Segurança Social até ser convidada para ser chefe de gabinete de Maria do Céu Albuquerque nos seus dois primeiros mandatos. Actualmente, estava a trabalhar na área do Planeamento Estratégico e no Desenvolvimento do projecto “Cidades Inteligentes”.

Remodelação do Governo com impacto profundo na Câmara de Abrantes

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques