uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Alunos de Samora Correia transformam caravana num estúdio de rádio
Alunos do oitavo ano vão ser responsáveis pelo desenvolvimento de conteúdos para as emissões

Alunos de Samora Correia transformam caravana num estúdio de rádio

Estudantes vão ser locutores com transmissão de conteúdos próprios.

Os 772 alunos da Escola Básica João Fernandes Pratas, em Samora Correia, têm mais um motivo para irem para a escola. “Agora vamos poder ser locutores de rádio, no nosso próprio estúdio”, refere a O MIRANTE Gilma Fialho, depois de na manhã de sexta-feira, 15 de Fevereiro, ter aprendido a manobrar a mesa de mistura.
O novo estúdio de rádio resulta de uma candidatura a um projecto da Caravelle, uma instituição particular de solidariedade social francesa, que a reboque trouxe a caravana desde Rouen até Samora Correia. A caravana foi convertida num estúdio de rádio por 12 alunos das cinco turmas do 8º ano, professores, seis alunos franceses e o grafiter ribatejano Bigode. “Deu trabalho mas estamos contentes com o resultado. Agora que está pronto, já me imagino a ser locutora de rádio”, diz Gilma Fialho, do 8º E.
A rádio passa agora a funcionar como um projecto pedagógico, de “incentivo à criatividade, espírito critico, capacidade de investigação e de colaboração”, entre os alunos, explica Luísa Carvalho, directora do Agrupamento de Escolas de Samora Correia.
O agrupamento tem levado a cabo um conjunto de projectos com várias escolas e instituições europeias, entre outros, o programa Erasmus, para que os alunos possam contactar com realidades diferentes ao nível da educação, cultura e da língua, afirma Luísa Carvalho.
Desta vez, o projecto foi um sonho tornado realidade, considera a aluna do 8º C, Arina Alexa. “Já tínhamos uma espécie de rádio na escola, mas só dava para passar umas músicas nos intervalos. Agora vamos poder noticiar eventos e assuntos que sejam do nosso interesse”, acrescenta a jovem, que já pensa em levar autarcas do concelho e pessoas famosas ao estúdio.
O próximo passo, explica a directora do agrupamento, será criar um clube de rádio onde possam ser debatidos e desenvolvidos os programas que vão abordar temáticas escolhidas pelos alunos, com supervisão dos professores.

Alunos de Samora Correia transformam caravana num estúdio de rádio

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques