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Ponte de Vila Franca de Xira continua à espera de intervenção
António Oliveira já fez chegar à Infraestruturas de Portugal a preocupação de Vila Franca de Xira sobre o estado em que se encontra a ponte

Ponte de Vila Franca de Xira continua à espera de intervenção

Trabalhos estiveram previstos para 2017 mas não avançaram.

A ponte Marechal Carmona em Vila Franca de Xira, que une as duas margens do rio Tejo e é usada diariamente por milhares de pessoas, está há mais de dois anos à espera de uma intervenção de reabilitação que tarda em chegar e que terá sido adiada, novamente, para 2020.
A informação foi avançada na última reunião de câmara de Vila Franca de Xira, onde o estado de conservação daquela estrutura foi discutido e onde foi criticado o facto de ainda não estar resolvido um problema com mais de uma década, nomeadamente o da iluminação pública do tabuleiro e dos arcos da estrutura.
As últimas contas apontavam para que de um universo de 120 candeeiros 85 estejam apagados e a iluminação dos arcos nem sequer existe. Em Fevereiro de 2017 foi dada nota da realização, por parte da entidade responsável pela ponte, a Infra-estruturas de Portugal (IP), do lançamento de uma empreitada de reabilitação na ordem dos dois milhões de euros e que decorreria ao longo desse ano, visando trabalhos de reforço das juntas de dilatação, pavimento, passeios, pintura geral e tratamento das superfícies de betão. Mas tal não aconteceu.
“Havia trabalhos de manutenção que não foram realizados. A informação que nos transmitiram é que neste momento [os trabalhos] estavam equacionados para 2020 devido a questões orçamentais. A câmara fez sentir a sua preocupação”, alertou António Oliveira, vice-presidente do município e responsável pelo pelouro das infraestruturas.
O MIRANTE contactou a IP para obter mais esclarecimentos sobre este assunto mas até à data de fecho desta edição não recebeu qualquer resposta. Em 2017 a empresa dizia que a ponte estava num estado considerado “bom”, embora reconhecesse que era necessário realizar trabalhos de reabilitação. A pintura do piso e a falta de iluminação são as principais queixas dos condutores.
Aberta ao trânsito em 1951, a ponte Marechal Carmona tem 1.224 metros de comprimento e um tabuleiro central de 524 metros, dividido em cinco vãos de 104 metros cada e três faixas de rodagem - duas delas no sentido Vila Franca - Porto Alto.

Ponte de Vila Franca de Xira continua à espera de intervenção

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