População de Videla quer EN243 requalificada
Estrada recebeu obras de saneamento há uns meses e a repavimentação ainda não foi feita.
A Estrada Nacional (EN) 243, que serve a aldeia de Videla, na freguesia de Zibreira, concelho de Torres Novas, está a ser alvo de obras de beneficiação ao nível do saneamento básico, há cerca de dois meses. O pavimento da via está degradado desde então, pois foram abertas valas para passar a tubagem e os populares começam a sentir algum desconforto, ao ponto de escreveram um cartaz que refere: “Não temos dinheiro para alcatroar a estrada, aceitamos donativos” (ver foto).
A empresa intermunicipal Águas do Ribatejo é quem está a efectuar as obras de saneamento e é da sua competência proceder à repavimentação do troço, mesmo que a EN243 seja uma estrada nacional tutelada pela Infraestruturas de Portugal.
No entanto, os trabalhos de requalificação ainda não terminaram, uma vez que falta concluir a estação elevatória, bem como algumas ligações, segundo explicou João Cassis, presidente da Junta de Freguesia da Zibreira.
Pedro Ferreira, presidente da Câmara de Torres Novas e também membro do conselho de administração da Águas do Ribatejo, explicou que estas são obras muito morosas que têm estado a decorrer um pouco por todo o concelho, nomeadamente na zona que vai desde a Lapa, Ribeira Branca até Videla. “Compreendo que é sempre um incómodo ter obras à porta de casa ou de estabelecimentos comerciais, mas são intervenções muito importantes que têm que ser feitas e que beneficiam as populações”, referiu o autarca.
A obra de repavimentação pode estar para “breve”, segundo o autarca, uma vez que já foi adjudicada pela Águas do Ribatejo à empresa Tecnorém. “É uma aldeia com pouca população, mas a estrada tem um fluxo de trânsito muito grande. Se não for necessário abrir novamente a via, as obras de repavimentação devem arrancar em breve. Faremos pressão para isso mesmo”, garantiu ainda Pedro Ferreira.