uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
“De portas abertas para acolher e participar em projectos inovadores”
Susana Colaço Directora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

“De portas abertas para acolher e participar em projectos inovadores”

Susana Colaço Directora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

A Escola Superior de Educação de Santarém (ESES) assume um papel fundamental no desenvolvimento local, regional e nacional, num quadro de referência internacional.
A ESES pode e deve ter um papel mais activo em diversos planos e projectos que têm lugar a nível local e regional por exemplo, nos planos de promoção do sucesso escolar com os agrupamentos, com as comunidades intermunicipais e com as instituições do sector social e solidário, entre muitos outros projectos de intervenção na comunidade.
A oferta formativa da ESES iniciou-se com a formação de Educadores e Professores de 1º CEB e posteriormente Professores do 2º CEB, Educação Não Formal, Tecnologias Educativas e Artes. Os ciclos de estudo conducentes ao grau de licenciado constituíram sempre a nossa grande aposta.
Claro que a oferta formativa da ESES teve que diversificar-se e acompanhar as necessidades do mercado, com uma oferta pós-secundária não conferente de grau, que são os TeSP, e ainda as pós-graduações e mestrados, numa perspectiva não só de formação inicial mas de formação ao longo da vida.
Continuamos a inovar e exemplo disso são as mais recentes licenciaturas em Educação Ambiental e Turismo de Natureza (c/ESAS e ESDRM), em Produção Multimédia em Educação, o Mestrado em Recursos Educativos Digitais em Educação e uma formação inovadora no País para jovens com um grau de incapacidade superior ou igual a 60% - Literacia Digital para o Mercado de Trabalho, que serve também de estudo piloto e que tem merecido a maior atenção por parte da tutela. Neste momento, aguardamos os resultados da acreditação de uma nova licenciatura ligada à Arte e ao Património. Novos formatos da oferta formativa estão a ser estudados, nomeadamente em e-learning e para isso já contamos com uma parceria com a Universidade Aberta no âmbito da oferta conjunta de uma Pós-Graduação.
Relativamente à Investigação e Desenvolvimento só este ano a ESES está envolvida em 19 projectos com financiamento nacional e internacional, envolvendo docentes e estudantes e isto só é possível porque o corpo docente desta escola é altamente qualificado e especializado (75% são doutorados ou prestaram provas públicas para especialista) e porque temos também um gabinete de apoio a Projetos e Internacionalização – PI.
Actualmente estamos a apostar na área da inclusão, da responsabilidade social, através do nosso centro de Apoio Pedagógico e na criação de novos ambientes de aprendizagem que possam proporcionar práticas de ensino inovadoras, interdisciplinares, mais adequadas ao século XXI. Até Julho deste ano teremos a realização do 6º Encontro Nacional do CNaPPes – Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, o I Encontro em Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências, o Seminário Nacional da iniciativa TTI - Criatividade e inovação: aprendizagens activas em sala de aula, organização conjunta da ESES e da DGE.
A direção está sempre de portas abertas para acolher e participar em projectos vindos dos seus estudantes, diplomados, docentes, não docentes, parceiros e restante comunidade.

“De portas abertas para acolher e participar em projectos inovadores”

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques