“Este cargo devia ser em permanência para termos mais tempo para as pessoas”
Paulo Guedes Presidente da Junta de Freguesia de Arneiro das Milhariças
A minha equipa é composta por três elementos de várias áreas profissionais o que dá competências para as distintas funções inerentes ao serviço público. Somos um executivo de diálogo e com respeito pelas suas ideias e decisões, por isso é muito gratificante assumirmos de forma coesa o projecto da Junta de Freguesia.
Neste mandato já fizemos a requalificação do Parque da Vala. A obra era ambicionada há vários anos. Conseguimos repor o trajecto da ribeira da vala que se tinha desviado há vários anos e repor a circulação numa estrada determinante para a freguesia, criando ao mesmo tempo um parque de merendas e de convívio, num local aprazível.
Um outro projecto para este mandato é a criação de um Centro de Dia. Já temos o edifício da antiga escola primária e estamos a articular-nos com a Câmara Municipal de Santarém e a Santa Casa da Misericórdia de Pernes para a requalificação e adaptação do mesmo. Esta obra é fundamental para a população mais idosa.
Outro dos projectos será a criação de uma rota turística pedonal que inclua os Caminhos de Fátima e de Santiago. Também pretendemos construir um estaleiro para apoio à Junta de Freguesia e efectuar a revitalização da Fonte da Bica, que é património local. O nosso orçamento não é compatível com os encargos que temos e temos a consciência que só conseguimos fazer alguns melhoramentos ou pequenas obras.
A relação institucional com a Câmara Municipal, nomeadamente com o presidente e os vereadores é muito positiva. Ricardo Gonçalves tem tido muita consideração por esta e por todas as freguesias do concelho. O facto de ter sido também presidente de junta deu-lhe muita sensibilidade para analisar os problemas das freguesias.
Nasci e cresci nesta aldeia e a maior alegria deste mandato é poder servir uma freguesia de gente acolhedora, humilde, trabalhadora e grata. Aqui ainda vivemos em comunidade, como uma grande família. Quando um precisa de algo todos se unem para ajudar. Isso é muito gratificante.
No entanto, acho que um presidente de junta devia exercer o seu cargo a tempo inteiro. Este órgão do poder local é o que está mais próximo das pessoas e tem por missão preservar e melhorar todo o território. Com as exigências legais e a burocracia a que a legislação obriga, o presidente devia ter disponibilidade para o exercício das suas funções e mais tempo para as pessoas. Afinal é por elas e para elas que vale a pena ter um cargo de gestão pública.
Enquanto presidente de junta de freguesia e cidadão sinto que é necessário termos um serviço mais eficiente em termos de assistência médica à população.