uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
A primeira vez de Marcelo na Casa dos Patudos
Presidente visitou a Casa dos Patudos a convite de Mário Pereira, presidente da Câmara de Alpiarça

A primeira vez de Marcelo na Casa dos Patudos

Um dia depois de chegar de uma visita oficial a Angola, o Presidente da República visitou o ex-libris de Alpiarça, construído por José Relvas, um dos pais fundadores da República Portuguesa.

O cosmopolita Marcelo Rebelo de Sousa visitou na terça-feira, 12 de Março, pela primeira vez, a Casa dos Patudos, em Alpiarça. O presidente que já viajou por quase todo o mundo e reside a 80 quilómetros do local, confessou a O MIRANTE ter sido a sua primeira visita à antiga residência de José Relvas, o homem que proclamou a República em 5 de Outubro de 1910.
Marcelo Rebelo de Sousa deixou a ideia de fazer de Alpiarça um centro de reflexão histórica durante as comemorações do centenário do governo de José Relvas. Estas comemorações foram o mote que trouxe o Presidente da República até Alpiarça. Em declarações a O MIRANTE, Marcelo Rebelo de Sousa disse ainda que o acervo artístico da Casa dos Patudos superou as suas expectativas e deixou a promessa de voltar mas “sem ninguém saber” para poder apreciar com mais calma.
“Sou amante de coleccionismo e encontrei uma qualidade excepcional e um cuidado de preservação e valorização, que merece uma atenção maior a nível nacional”, referiu ainda o Chefe de Estado.

“Falta chamar a atenção para esta riqueza”
Questionado ainda por O MIRANTE sobre o que conhece da região, Marcelo Rebelo de Sousa disse conhecer tudo o que “há de bom”. “A diversidade da natureza, a qualidade das gentes e a forma como está voltada para o futuro, a vários níveis, nomeadamente económico e cultural. É uma região com muitas tradições.
Referiu que “falta chamar a atenção para esta riqueza”, de modo a conseguir captação turística. “Infelizmente há uma concentração turística nos mesmos locais e isso favorece umas regiões e desfavorece outras. Esta região é complicada porque está muito próxima de Lisboa, e por outro lado, não está suficientemente longínqua para atrair, o que é uma pena porque há aqui de tudo”.
Mário Pereira, presidente da Câmara de Alpiarça, tinha feito o convite a Marcelo Rebelo de Sousa, em Junho do ano passado, para marcar presença nas comemorações do centenário do governo de José Relvas. Para o autarca, a presença do Presidente da República pode ser aproveitada como meio de divulgação do Museu Casa dos Patudos. “Esta visita pode redundar em captação de visitantes ao museu, mas também enaltecer a nível nacional a figura de José Relvas e dar-lhe o destaque merecido”, sublinhou o autarca.

A primeira vez de Marcelo na Casa dos Patudos

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques