uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Hospital Vila Franca de Xira é um exemplo para o país
Pedro Bastos, da comissão executiva do hospital, ouviu elogios públicos do presidente do município vilafranquense, Alberto Mesquita que também foi ao Parlamento falar de parcerias

Hospital Vila Franca de Xira é um exemplo para o país

Alberto Mesquita foi ouvido no Parlamento sobre parcerias público-privadas na saúde

O presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita (PS), não poupou nos elogios ao hospital da sua cidade e lembrou, na tarde de segunda-feira, 11 de Março, o papel decisivo que a maternidade tem tido no apoio às jovens mães. “Temos de reconhecer o grande apoio que é dado pelo novo hospital às jovens mães que escolhem Vila Franca de Xira para dar à luz os seus filhos, temos das melhores condições do país e por isso muito obrigado pelo vosso trabalho”, destacou o autarca durante a assinatura, no salão nobre da câmara, de um protocolo com a Associação Movimento de Apoio à Vida (AMAV).
O Hospital Vila Franca de Xira tem nos últimos cinco anos batido recordes de nascimentos com quase um milhar de partos todos os anos. Pedro Bastos, presidente da comissão executiva do hospital, esteve presente na cerimónia e agradeceu as palavras do autarca.
Esta terça-feira o autarca foi ouvido no Parlamento, no âmbito do grupo de trabalho sobre parcerias público-privadas na saúde e elogiou a unidade gerida pela José de Mello Saúde no seu concelho, lembrando que o antigo hospital era velho, sem condições nem oferta de exames em quantidade e variedade, o que obrigava os utentes a deslocarem-se para Lisboa. “Se na altura não se tivesse aproveitado a oportunidade, hoje não tínhamos um hospital que é considerado dos melhores do país”, afirmou. Alberto Mesquita não tem dúvidas que o concelho ficou a ganhar e que houve ganhos importantes para a população, lembrando que se o surto de legionella tivesse acontecido no antigo hospital a tragédia “ainda teria sido pior e com maior número de vítimas”. A concessão termina a 31 de Maio de 2021 e o Governo tem até 31 de Maio deste ano para comunicar se pretende ou não renovar o contrato de gestão.
O protocolo estabelecido entre o município e a AMAV permite à associação apoiar mulheres grávidas e jovens mães nos primeiros meses de vida da criança. O serviço atende todas as mulheres mas em particular grávidas que se encontram em situações de fragilidade social, económica, abandonadas pelo pai da criança ou pela família.
No concelho de Vila Franca de Xira o serviço está a funcionar desde 17 de Janeiro no Centro Comunitário de Arcena, com presença semanal de duas técnicas de apoio social. Já estão a ser acompanhadas 12 utentes e sempre que se justifique a necessidade, ou em casos identificados pelos serviços sociais da câmara, a AMAV oferece bens para o bebé até aos três meses de vida.
Manuel Luís Faria, presidente da AMAV, explicou que todas as mulheres que se dirijam aos serviços são apoiadas. As marcações para o serviço de apoio podem ser feitas através do 800 20 80 90.

Hospital Vila Franca de Xira é um exemplo para o país

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques