uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Quartel topo de gama dos Bombeiros de Vialonga está quase pronto a usar
José Rocha é presidente dos bombeiros de Vialonga e acredita que o novo quartel será inaugurado até Junho

Quartel topo de gama dos Bombeiros de Vialonga está quase pronto a usar

Sonho dos dirigentes e da comunidade vem acabar com actual espaço sem condições. O novo quartel é um edifício moderno que vai dar as condições que os bombeiros de Vialonga merecem mas nunca tiveram. Só falta mobilar e o presidente da associação espera que a inauguração aconteça em Junho.

Os Bombeiros Voluntários de Vialonga têm um novo quartel construído e tudo indica que deve começar a ser ocupado em Maio para depois ser formalmente inaugurado em Junho. A expectativa foi deixada pelo presidente da direcção da associação, José Rocha, a O MIRANTE durante uma visita ao novo quartel. O dirigente não esconde a satisfação pelo virar de página na história da colectividade, já que a luta para ter um novo quartel dura há várias décadas.
A corporação tem hoje 60 elementos e estava num quartel velho sem condições nem espaço para os bombeiros trabalharem, situado no centro de Vialonga, junto à igreja. A falta de espaço obrigava a corporação a deixar os carros estacionados nas ruas adjacentes, chegando a haver roubos de gasóleo e material durante a noite. A somar a tudo isso, sempre que havia algum evento na zona o estacionamento ficava caótico e chegaram a ficar viaturas de socorro retidas sem poderem dar resposta às ocorrências.
Tudo isso vai mudar com o novo edifício, garante o dirigente, prometendo que será a população a sair beneficiada com o investimento. A obra custou um milhão e 150 mil euros, co-financiada por fundos comunitários do programa Portugal 2020, pela Câmara de Vila Franca de Xira e pela própria associação, que teve de contrair uma dívida de quase 300 mil euros.
“Não tínhamos outra hipótese, o nosso quartel já não dava mais nem tinha condições, se não aproveitássemos as verbas nesta altura já não as teríamos”, explica o dirigente. Fora do pacote financeiro ficou todo o mobiliário do novo quartel, que vai ser financiado através do Orçamento Participativo, que foi
ganho no ano passado pela associação.
O novo espaço está dotado de lavandaria, sala de estar e convívio para os bombeiros, novas camaratas, oficina, sala de higienização, balneários, salas de comando e formação, secretaria, estacionamento e tanques de lavagem de mangueiras e material.
O actual parque de viaturas, situado no centro de Vialonga, vai ser desocupado e entregue à câmara municipal. O velho quartel vai continuar aberto e em funcionamento. “O velho quartel tem muita história, faz parte da vivência da terra. Vai sempre lá ficar alguém, está numa excelente zona central e é uma mais-valia da freguesia juntamente com este novo quartel”, refere.
O MIRANTE visitou o novo quartel e realizou um pequeno vídeo para que a comunidade também possa conhecer em primeira mão as novas instalações. Para ver basta aceder à secção de vídeos (O MIRANTE TV) do site do jornal.

Quartel topo de gama dos Bombeiros de Vialonga está quase pronto a usar

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques