uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Construção de urbanização na Póvoa de Santa Iria lança caos no trânsito
Trânsito e estacionamento caótico nas ruas junto à estação de comboios da Póvoa está a ser uma dor de cabeça para os moradores

Construção de urbanização na Póvoa de Santa Iria lança caos no trânsito

Moradores junto à estação de comboios estão descontentes. Obras à beira-rio obrigaram a criar novos acessos temporários à estação de comboios. Estacionamento está caótico e em algumas ruas autocarros e ambulâncias já não passam.

Uma das zonas com mais tráfego da Póvoa de Santa Iria, junto à estação de comboios da cidade, está mergulhada há mais de um mês num caos de estacionamento por causa das obras de construção de uma urbanização situada a poucos metros.
O trânsito foi desviado para novas ruas da zona e, em particular na Rua Afonso Albuquerque e Rua do Telhal, as queixas dos moradores acumulam-se. O estacionamento selvagem está a bloquear a passagem de autocarros mas também de veículos de socorro, o que deixa a população preocupada com a eventualidade de algo poder acontecer em caso de emergência.
Na zona funcionam também vários restaurantes e lojas, o que faz aumentar ainda mais a procura por estacionamento e consequentes bloqueios de trânsito. “Nem andar a pé consigo porque os carros estacionam na rua e há zonas entre as casas onde só passa o carro e à conta”, lamenta Sónia Dias, moradora da zona a O MIRANTE. Diz que já chamou várias vezes a polícia, que multa quem está em infracção. Mas no dia seguinte o problema repete-se, com outros condutores.
O presidente da Câmara de Vila Franca de Xira já tinha pedido compreensão à população para os transtornos que a obra iria provocar no local, em particular nos períodos de maior pressão de tráfego, de manhã cedo e ao final do dia. Mas Alberto Mesquita também já defendeu que compete às autoridades policiais manter uma eficaz fiscalização da zona para evitar esses problemas, até porque, a poucas centenas de metros, existe um parque provisório de estacionamento com elevada capacidade.
“São diariamente mais de 2.500 automóveis e 200 autocarros que por aqui circulam, sem que as referidas ruas tenham sido melhoradas para este aumento brutal de tráfego, estando estas em péssimo estado. Diariamente, e apesar da sinalização vertical existente, os estacionamentos proibidos e indevidos impedem que os autocarros consigam circular atravancando toda a circulação automóvel, provocando graves constrangimentos ao tráfego nesta zona”, lamenta Nuno Pereira, também ele residente no local.
Alguns moradores já recomendaram à câmara e à junta de freguesia a colocação de pilaretes temporários para impedir o estacionamento abusivo e assegurar um meio de passagem em caso de necessidade de socorro, mas até ao momento nada aconteceu.

Construção de urbanização na Póvoa de Santa Iria lança caos no trânsito

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido