Cavaleiro Andante
Olé!
O toureiro Pedrito de Portugal foi anunciado como número dois do Partido Aliança pelo círculo eleitoral de Santarém às eleições legislativas de 6 de Outubro. Um reforço de peso para o partido de Pedro Santana Lopes em região de aficionados, restando saber se o ídolo das arenas vai sair em ombros desta lide, como aconteceu em muitos momentos da sua carreira taurina, ou se vai sofrer alguma ‘colhida’ que o faça dizer política nunca mais...
Cavaleiro Andante | 24-07-2019
Ai chega, chega, chega, chega ó minha agulha...
Durante a última reunião do executivo municipal, o presidente da Câmara da Chamusca, Paulo Queimado (PS), quando aprovava o Banco de Bibes “Bib’a Brincar”, decidiu dar uma aula de corte e costura à vereadora da oposição, Gisela Matias (CDU), explicando como se deve colocar o nome da criança no bibe sem o danificar. O Cavaleiro Andante já tinha conhecimento de muitos dos dotes do autarca, mas estava longe de imaginar que Queimado era uma espécie de réplica varonil em versão autárquica da lendária Beatriz Costa, no não menos lendário filme “A Canção de Lisboa”.
Cavaleiro Andante | 22-07-2019
Da igreja para o lagar.
O ano passado, um grupo de católicos conservadores foi ao Festival Bons Sons, na aldeia de Cem Soldos, e aproveitou um solo de guitarra de um dos artistas que actuou no palco da igreja da terra para pedir à Diocese de Santarém que não permitisse o uso do templo para aquele tipo de música. O pedido foi atendido e este ano os artistas que iriam ali actuar passaram para um palco montado no lagar. Antes que venha alguma associação de defesa do património dizer que o lagar é só para vinho ou azeite, o Cavaleiro Andante lembra que naquele local sempre se tocou, bailou e cantou e que muitas cantigas não eram nada...católicas!
Cavaleiro Andante | 21-07-2019
Para memória futura.
O economista Eduardo Catroga foi a Abrantes, de onde é natural (S. Miguel de Rio Torto), apresentar o seu livro “Gestão Política e Economia - Vivências e Reflexões” e aceitou o repto de O MIRANTE para reflectir sobre alguns investimentos feitos no concelho, no tempo em que era presidente de câmara Nelson Carvalho, tendo afirmado que, tanto o campo de basebol como o açude insuflável, são exemplos de como gastar mal o dinheiro público. O Cavaleiro Andante regista as declarações, não por causa do passado mas por causa do futuro. É que o vício de derreter o nosso dinheiro à toa continua a afectar muitos autarcas da região e apesar de alguns tratamentos no tempo da troika, continua a não haver uma vacina cem por cento eficaz.
Cavaleiro Andante | 21-07-2019
Para breve ou nem por isso...
O Ministério das Infraestruturas informou na semana passada que a reabertura da EN144 em Santarém, ainda que condicionada, está para breve, o que motivou alguns sonoros “até qu’enfim” e efusivas manifestações de alegria que deixaram o Cavaleiro Andante abananado. É que a medida de tempo “para breve”, pelo menos para alguns políticos, pode não ser sinónimo de celeridade. Basta lembrar que, no Outono passado, o então ministro das Infraestruturas, o agora eurodeputado Pedro Marques, vaticinava a reabertura desse troço (fechado há quase cinco anos!) até final de 2018 e foi o que se viu, ou melhor, o que não se viu…
Cavaleiro Andante | 20-07-2019
Afonso, em pezinhos de lã, lá se vai safando.
Manuel Afonso, antigo vice-presidente da Câmara de Santarém nos tempos em que o socialista Rui Barreiro liderava o município (2002-2005), conseguiu arranjar um precioso quinto lugar na lista do PS às legislativas pelo círculo eleitoral de Santarém. Uma posição cobiçada por outros camaradas escalabitanos, entre eles Rui Barreiro, porque é muito provável que dê entrada na Assembleia da República. Afonso tem feito política em pezinhos de lã e lá se vai safando, ao contrário de outros, como o seu antigo líder no executivo camarário, que nunca se dá por satisfeito e em praticamente cada uma que se mete tem levado chumbo grosso...
Cavaleiro Andante | 19-07-2019
Braço-de-ferro
Durante a apresentação do documentário sobre Santarém, que decorreu no salão nobre da Câmara de Santarém, ocorreu um pequeno momento humorístico: o presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Eduardo Oliveira e Sousa, ficou com o braço da cadeira na mão quando se ia sentar. Ou o líder da CAP anda a comer costeletas de novilho ao pequeno-almoço ou o mobiliário da autarquia anda a necessitar de ser reforçado para se aguentar à bronca com gente com ‘cabedal’ mais avantajado...
Cavaleiro Andante | 18-07-2019
Destaques
Fátima podia ser concelho e os políticos deviam fazer uma melhor gestão do turismo
Filipe Ferreira nasceu em Ourém, trabalha em Tomar e vive na cidade de Fátima. É fisioterapeuta porque não conseguiu entrar em Medicina, mas diz que foi o melhor que lhe podia ter acontecido. Filipe Ferreira foi totalmente vegetariano vários anos, mas recentemente começou a incluir algum peixe e mariscos na sua dieta. Diz que o turismo em Fátima, onde reside, está massificado, o que acaba por ser desgastante para quem lá vive.
Edição de 24-07-2019
Um ‘menino do Rio’ que decidiu fazer vida em Santarém
Gabriel Immendorff é proprietário do bar R25 Tapas, no Jardim da República, em Santarém. Foi através da Internet que o empresário natural do Rio de Janeiro descobriu uma oportunidade de negócio que lhe trocou as voltas e o trouxe até Santarém. Não se está a dar mal, mas queixa-se que em Portugal há sempre uma surpresa burocrática à espreita.
Edição de 24-07-2019