uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Dupla que atacava mulheres em Santarém condenada a penas de prisão efectiva
Arguido que apanhou a pena mais elevada tem estado preso preventivamente

Dupla que atacava mulheres em Santarém condenada a penas de prisão efectiva

Os dois homens, de 30 e 23 anos de idade, atacaram três mulheres no centro de Santarém em Setembro do ano passado, sendo que a situação mais grave ocorreu com uma turista inglesa de 71 anos.

Os dois acusados de tentarem violar três mulheres no centro de Santarém, há dez meses, foram na segunda-feira, 15 de Julho, condenados a penas de prisão de seis anos e seis meses e de cinco anos e seis meses. Os arguidos, que ficaram conhecidos como os “violadores de Santarém, causaram um grande alarme na cidade, provocando o medo entre as mulheres que trabalham no centro histórico, onde atacaram duas vítimas.
A situação mais grave ocorreu no dia 15 de Setembro do ano passado, quando depois de tentarem violar uma comerciante no centro histórico, que conseguiu gritar por socorro, atacaram uma turista inglesa de 71 anos de idade. A vítima, que estava a fazer os caminhos de Santiago, foi abordada no bairro de S. Bento, perto da Escola Sá da Bandeira, foi manietada e abusada por Diogo Cardoso, 30 anos, que apanhou a pena mais pesada. O arguido além de apalpar a vítima ainda a obrigou a masturbá-lo. Em depoimento por videoconferência, a inglesa disse ter-se sentido enojada.
Segundo o tribunal, um dos arguidos atacava uma mulher que escolhia e o outro ficava de vigia. Luís Cortês, que apanhou cinco anos e seis meses de prisão, era acusado de ter atacado directamente apenas uma das vítimas. Além dos dois crimes de coacção sexual e outro de tentativa de violação da inglesa, foram também condenados pelo roubo de um fio de ouro que a turista trazia ao pescoço. O colectivo de juízes considerou que a dupla agia de forma premeditada e que actuava sob o efeito de álcool ou de drogas e valorizou o facto de Diogo Cardoso, que já tinha sido condenado por abuso de menor, ter confessado as situações.
Os suspeitos, residentes no Entroncamento, tinham sido detidos doze dias após os casos. Quando foram submetidos a primeiro interrogatório, o juiz de instrução teve em conta o ambiente de insegurança que se tinha instalado em Santarém e ordenou que fossem presos preventivamente. Diogo tem estado no estabelecimento prisional e Luís foi entretanto para casa com pulseira electrónica.
O primeiro caso tinha ocorrido no dia 9 de Setembro, quando tinham atacado uma mulher no centro histórico, que conseguiu libertar-se. Após este episódio, a PSP passou a estar atenta a movimentações nesta zona da cidade e conseguiu depois dos dois casos do dia 15 identificar os suspeitos, que foram detidos por intervenção do Ministério Público que emitiu mandados de detenção fora de flagrante delito, tendo os casos passado para a investigação da Polícia Judiciária.
Além das penas de prisão, os dois foram também condenados a pagar solidariamente uma indemnização de dezassete mil euros às três vítimas, sendo que a mais elevada, de sete mil euros, é para a turista inglesa. Na altura soube-se que os dois homens, antes de atacarem as mulheres, tinham estado num bar de alterne no Vale de Santarém, de onde saíram de madrugada.

Dupla que atacava mulheres em Santarém condenada a penas de prisão efectiva

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido