uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
PS escolheu candidatos por Santarém às legislativas com alguma polémica à mistura
Os candidatos efectivos e suplentes do PS posaram para a fotografia após os seus nomes serem aprovados pela distrital

PS escolheu candidatos por Santarém às legislativas com alguma polémica à mistura

Na terça-feira foram votados os nomes pela comissão política distrital. O nome indicado pela concelhia de Santarém, a maior do distrito, ficou fora da lista o que causou desagrado entre alguns militantes escalabitanos.

A comissão política da Federação Distrital de Santarém do Partido Socialista aprovou na noite de terça-feira, 16 de Julho, a lista de candidatos às eleições legislativas de 6 de Outubro pelo círculo de Santarém. Como O MIRANTE já havia antecipado, a lista é encabeçada pela secretária de Estado da Educação, Alexandra Leitão, seguindo-se o líder distrital do PS António Gameiro, a ex-presidente da Câmara de Abrantes Maria do Céu Albuquerque, o actual deputado Hugo Costa e o ex-vereador da Câmara de Santarém Manuel Afonso nos cinco primeiros lugares.
O sexto lugar da lista é ocupado pela presidente do Departamento Federativo das Mulheres Socialistas, Mara Lagriminha, de Coruche. Em sétimo lugar está o líder distrital da Juventude Socialista, Francisco Dinis (Torres Novas), o oitavo é ocupado por Mário Balsa (Entroncamento) e o nono por Vera Simões (Rio Maior).
Segundo O MIRANTE apurou, o processo de escolha não foi pacífico, nomeadamente quanto ao quinto lugar da lista, que supostamente devia ser indicado pela concelhia de Santarém. A polémica deve-se ao facto de o nome mais votado pela concelhia escalabitana para ocupar o quinto lugar da lista, Tiago Preguiça, ter sido ignorado pela liderança distrital do partido, que optou por Manuel Afonso, igualmente militante socialista em Santarém e membro do secretariado distrital do partido.
Curiosamente, Manuel Afonso não se tinha proposto à votação interna na concelhia escalabitana, realizada no final de Maio, para escolha do nome a indicar para o quinto lugar da lista. Nesse sufrágio, Tiago Preguiça (antigo líder distrital da JS e crítico do líder distrital António Gameiro) foi o mais votado com 11 votos, seguindo-se La Salete Marques com 4 votos, Rui Barreiro e José Augusto Santos com 3 votos cada e João Catela com um voto.
Tiago Preguiça não quis prestar declarações sobre o assunto a O MIRANTE. No entanto, outro militante socialista de Santarém desvalorizou o processo de escolha do nome a indicar pela concelhia, referindo que essa sessão, realizada a 30 de Maio, decorreu, inclusivamente, antes de a comissão política nacional do PS ter definido os critérios para escolha dos candidatos, o que ocorreu em 27 de Junho.

PS escolheu candidatos por Santarém às legislativas com alguma polémica à mistura

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido