uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Cartaxo elegeu rei e rainha das Vindimas
Bernardo Simão e Rafaela Oliveira foram eleitos Rei e Rainha das Vindimas do Cartaxo

Cartaxo elegeu rei e rainha das Vindimas

Bernardo Simão e Rafaela Oliveira são os novos reis das vindimas do concelho do Cartaxo. Os eleitos foram conhecidos na noite de sábado, 14 de Setembro, num espectáculo que evocou o centenário da morte de Marcelino Mesquita cujas comemorações decorrem este ano. Bernardo Simão, da mesma idade, representou a Freguesia de Vila Chã de Ourique. Rafaela Oliveira tem 18 anos e representou a Freguesia de Vale da Pedra. Os vencedores sucedem a Bruno Vieira e Joana Almeida.
Entre os desfiles em traje regional, casual e vestido de noite, os jovens foram chamados a apresentar e defender a sua freguesia, num espectáculo onde não faltou o habitual nervosismo miudinho e algumas lágrimas de emoção. Ainda com a coroa na cabeça e com o ramo de flores na mão, Bernardo Simão conta a O MIRANTE que já no ano passado tinha sido eleito como segundo pajem no concurso Rei e Rainha das Vindimas da Junta de Freguesia de Vila Chã de Ourique. Este ano decidiu participar novamente, após ter sido convidado pelo presidente da junta Vasco Casimiro. “Disse-me que era preciso um rei que representasse bem a freguesia e aceitei o desafio”, diz o jovem.
A frequentar o 12º ano, revela que tem alguma preocupação com a sua aparência, fazendo questão de manter os cuidados diários com a pele e com a sua ‘pêra’. Bernardo não tem dúvidas que a vindima é mais do que um trabalho, é uma forma de convívio e diversão. “Ainda me lembro, com os meus quatro anos, sentado num carrinho puxado por uma trela, e a cortar os cachos pequenos que era para não pesar muito”, conta.
Também Rafaela Oliveira admite ter um carinho especial pela sua freguesia, Vale da Pedra, que a viu crescer. A jovem conta que decidiu participar no concurso depois de saber que este ano a freguesia não contava com nenhuma candidata inscrita. “Não queria que a tradição acabasse por se perder”, admitiu a estudante, dizendo que até gosta de se maquilhar e calçar uns sapatos altos, mas no dia-a-dia não se preocupa muito com a aparência. “Visto roupa desportiva, calço umas sapatilhas e vou para a universidade”, confessa a estudante de Matemática Aplicada em Lisboa.
Na gala foram ainda eleitos João Descalço (União de Freguesias de Ereira e Lapa) e Soraia Calixto (Pontével) como segundo pajem e segunda dama de honor, respectivamente, e João Adrião (Pontével) e Inês Sousa (Valada) como primeiro pajem e primeira dama de honor.
Bernardo Simão e Rita Silvério, ambos da freguesia de Vila Chã de Ourique, venceram o prémio Vítor de Sousa, prémio simpatia. A nova rainha vai representar o concelho do Cartaxo na eleição da Rainha das Vindimas de Portugal que acontece no próximo ano.

Cartaxo elegeu rei e rainha das Vindimas

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido