
Cartaxo elegeu rei e rainha das Vindimas
Bernardo Simão e Rafaela Oliveira são os novos reis das vindimas do concelho do Cartaxo. Os eleitos foram conhecidos na noite de sábado, 14 de Setembro, num espectáculo que evocou o centenário da morte de Marcelino Mesquita cujas comemorações decorrem este ano. Bernardo Simão, da mesma idade, representou a Freguesia de Vila Chã de Ourique. Rafaela Oliveira tem 18 anos e representou a Freguesia de Vale da Pedra. Os vencedores sucedem a Bruno Vieira e Joana Almeida.
Entre os desfiles em traje regional, casual e vestido de noite, os jovens foram chamados a apresentar e defender a sua freguesia, num espectáculo onde não faltou o habitual nervosismo miudinho e algumas lágrimas de emoção. Ainda com a coroa na cabeça e com o ramo de flores na mão, Bernardo Simão conta a O MIRANTE que já no ano passado tinha sido eleito como segundo pajem no concurso Rei e Rainha das Vindimas da Junta de Freguesia de Vila Chã de Ourique. Este ano decidiu participar novamente, após ter sido convidado pelo presidente da junta Vasco Casimiro. “Disse-me que era preciso um rei que representasse bem a freguesia e aceitei o desafio”, diz o jovem.
A frequentar o 12º ano, revela que tem alguma preocupação com a sua aparência, fazendo questão de manter os cuidados diários com a pele e com a sua ‘pêra’. Bernardo não tem dúvidas que a vindima é mais do que um trabalho, é uma forma de convívio e diversão. “Ainda me lembro, com os meus quatro anos, sentado num carrinho puxado por uma trela, e a cortar os cachos pequenos que era para não pesar muito”, conta.
Também Rafaela Oliveira admite ter um carinho especial pela sua freguesia, Vale da Pedra, que a viu crescer. A jovem conta que decidiu participar no concurso depois de saber que este ano a freguesia não contava com nenhuma candidata inscrita. “Não queria que a tradição acabasse por se perder”, admitiu a estudante, dizendo que até gosta de se maquilhar e calçar uns sapatos altos, mas no dia-a-dia não se preocupa muito com a aparência. “Visto roupa desportiva, calço umas sapatilhas e vou para a universidade”, confessa a estudante de Matemática Aplicada em Lisboa.
Na gala foram ainda eleitos João Descalço (União de Freguesias de Ereira e Lapa) e Soraia Calixto (Pontével) como segundo pajem e segunda dama de honor, respectivamente, e João Adrião (Pontével) e Inês Sousa (Valada) como primeiro pajem e primeira dama de honor.
Bernardo Simão e Rita Silvério, ambos da freguesia de Vila Chã de Ourique, venceram o prémio Vítor de Sousa, prémio simpatia. A nova rainha vai representar o concelho do Cartaxo na eleição da Rainha das Vindimas de Portugal que acontece no próximo ano.

Mais Notícias
Destaques

Santa Casa de Rio Maior com mais camas no próximo ano

“A nossa geração também se interessou pelo ambiente mas os problemas continuam”
