Cavaleiro Andante
Caminhar feitos tontos em vez de aproveitar energias.
A caminhada “Juntos pelo Sorraia” foi feita em contra-relógio com o presidente da Câmara de Coruche, Francisco Oliveira, à cabeça do pelotão. O Cavaleiro Andante, que fez o percurso a tentar descobrir os segredos de alguns cantos do rio, enquanto fazia a caminhada, cruzou-se com o pelotão da frente a meio do caminho já que os cerca de quatro quilómetros de caminhada eram de ida e volta. Ainda pensámos que Francisco Oliveira reparava no rabo de rojo que o Cavaleiro Andante levava, depois de ter batido com o cu numa pedra de um dos 70 diques cheios de ervas e completamente abandonados. Mas o homem ia com a pica toda. Quem o visse diria que estava com energia para limpar o rio pelo menos no percurso que tinha acabado de fazer. Fica a sugestão para o movimento “Juntos pelo Sorraia”: numa próxima vamos todos aproveitar as energias e limpar nem que seja as ervas de um dique em vez de andarmos a caminhar feitos tontos. Quem sabe apareçam os políticos todos da região, nomeadamente os da oposição. E porque não os donos das terras, que são os principais beneficiados deste movimento cívico “Juntos pela Sorraia”.
Cavaleiro Andante | 24-09-2019
Ir à lã e sair tosquiado.
A oposição socialista na Câmara de Rio Maior votou contra a proposta da maioria PSD/CDS que prevê a manutenção do tarifário de água, saneamento e resíduos sólidos para o próximo ano e não foi meiga na adjectivação. Em declaração de voto, o vereador Daniel Pinto classificou como “brutal” o aumento do tarifário registado em 2016 e acusou a coligação de gerir o sistema de abastecimento público de água de forma “calamitosa” e “desumana”. Acontece que a gestão do sistema de água está fortemente condicionada pelo contrato de concessão feito, na década anterior, pela gestão socialista à então Águas do Oeste e que tem sido considerado um péssimo negócio. Não admirou por isso que o presidente da câmara, Filipe Santana Dias (PSD), tenha respondido que se o PS de Rio Maior tivesse vergonha não falava nesse assunto. Até para ver se ninguém perde o pé e se afoga politicamente no meio de tanta água...
Cavaleiro Andante | 23-09-2019
Prémios e chumbos.
Os deputados Nuno Serra (PSD) e Patrícia Fonseca (CDS), eleitos pelo círculo de Santarém, foram homenageados na Feciex - Feira da Caça, Pesca e Natureza Ibérica de Badajoz pelo seu papel em prol da defesa de políticas promotoras dos valores conservacionistas da caça e da defesa do mundo rural. Um reconhecimento que por cá não parece ter paralelo. É que Nuno Serra acabou chumbado das listas do seu partido e não vai ser deputado na próxima legislatura. E as sondagens também não são nada favoráveis ao CDS e a Patrícia Fonseca, que estão sujeitos a levar chumbo grosso por parte do eleitorado no dia 6 de Outubro...
Cavaleiro Andante | 22-09-2019
(o)Pina(nadora) sensível!!!
A antiga vereadora da Câmara de Almeirim, Fátima Pina, meteu-se a criticar a limpeza (ou a falta dela) na sua cidade, mas fê-lo no Facebook e não gostou que a situação fosse noticiada e que a identificassem como ex-autarca. Ora ou a passagem pela câmara lhe traz más memórias ou não aprendeu nada no tempo que por lá passou.
Cavaleiro Andante | 21-09-2019
Paulo Queimado virou anedota.
Paulo Queimado continua a surpreender pela forma amadora como gere o município da Chamusca. As duas notícias desta semana relativas ao mercado municipal e aos projectos chumbados pelo Turismo de Portugal são um bom exemplo da sua incapacidade para gerir. Não falta pessoal no seu gabinete de comunicação mas trabalho para lhe dar é que é muito escasso. Ou então, como no caso destes projectos, é trabalho para tapar os olhos ao munícipes. A oposição não precisa de trabalhar muito. Os autarcas do PS são tão fraquinhos, tão fraquinhos, que já são motivo de gozo entre os seus pares fora do concelho. E o caso não é para menos. Paulo Queimado virou anedota, o que quer dizer que até põe em causa o seu estatuto de Capataz da Chamusca.
Cavaleiro Andante | 21-09-2019
Carrossel laboral.
O ex-administrador do Politécnico de Santarém, Pedro Carvalho, demitiu-se dessas funções em Junho de 2018 para ir trabalhar como assessor jurídico da Câmara de Santarém. Em Março de 2019, foi promovido a administrador executivo da empresa municipal Viver Santarém mas não se adaptou às funções e deixou o cargo em Agosto deste ano para voltar ao seu lugar de origem na função pública, como jurista no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Lezíria. Pensava o Cavaleiro Andante, na sua ingenuidade, que o carrossel laboral de Pedro Carvalho tinha finalmente parado quando soube da sua nomeação para administrador dos Serviços de Acção Social do Instituto Politécnico de Santarém. É o que se chama mudar de emprego como quem muda de camisa...
Cavaleiro Andante | 19-09-2019
Destaques
Santa Casa de Rio Maior com mais camas no próximo ano
Construção da Estrutura Residencial Para Idosos da instituição vai avançar, permitindo criar mais 75 camas em lar e 20 vagas para centro de dia.
Edição de 25-09-2019
“A nossa geração também se interessou pelo ambiente mas os problemas continuam”
Professores incentivam entusiasmo dos jovens mas alguns não escondem o pessimismo. Os jovens estudantes são muito curiosos em relação às questões ambientais e na escola fazem imensas perguntas, para além de participarem activamente nas mais diversas iniciativas, projectos e aulas práticas. A atenção que os meios de comunicação social têm dado aos problemas da poluição e à necessidade de preservação da camada de ozono, a par do surgimento de movimentos como o da jovem activista ambiental Greta Thunberg, ajudam esse clima mas há quem não embandeire em arco e lembre que as anteriores gerações também já foram as novas gerações e que pouco mudou.
Edição de 25-09-2019
Presidente da Nersant diz que os bancos são responsáveis pelo fecho de empresas
Salomé Rafael tomou posição sobre a multa aos bancos aplicada pela Autoridade da Concorrência. A presidente da Nersant – Associação Empresarial da Região de Santarém aponta o dedo à Caixa Geral de Depósitos por ser um banco público e o maior prevaricador.
Edição de 25-09-2019