uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
O maior festival de teatro da região está de volta ao Grémio Povoense
Marlene Barreto, Jorge Feliciano e Patrícia Soso são os directores artísticos da sexta edição do Festival de Teatro do Grémio

O maior festival de teatro da região está de volta ao Grémio Povoense

Festeg tem consolidado o seu estatuto de referência ao longo dos anos. Sexta edição do Festival de Teatro do Grémio é a mais ambiciosa de sempre e decorre de 28 de Setembro a 10 de Novembro, no ano em que o Grémio Dramático Povoense celebra 130 anos de existência. No programa, além de peças da casa, há trabalhos que já subiram a palcos como o São Luís e o D. Maria II.

Apresentar peças de teatro para todas as idades, de elevado valor e qualidade artística, foi o objectivo dos programadores da sexta edição do Festival de Teatro do Grémio (Festeg), que decorre de 28 de Setembro a 10 de Novembro no espaço cultural Fernando Augusto, na Póvoa de Santa Iria.
O programa é o mais ambicioso de sempre e os directores artísticos acreditam que manterá o sucesso das edições anteriores, que tiveram sempre lotação esgotada. Marlene Barreto, Patrícia Soso e Jorge Feliciano, que é também presidente da direcção do Grémio, são os directores artísticos da mostra, que traz à Póvoa de Santa Iria peças de, entre outros, Pedro Tochas, Companhia Teatral Procênio, A Barraca, Teatro Praga, Teatro Livre ou Formiga Atómica.
“Queremos dar continuidade ao festival de teatro e a nossa principal orientação este ano foi na qualidade. Quisemos peças que nos dão uma garantia de qualidade e que são vistas, por exemplo, no Teatro São Luís ou no Dona Maria II. Faz sentido continuar a existir um festival de teatro no concelho”, explica Jorge Feliciano a O MIRANTE.
Entre as novidades está a estreia da peça “Fado, Samba e Beijos com Língua”, do Casulo – Núcleo de Artes Performativas do Grémio, uma nova estrutura de teatro profissional nascida em Maio. Outras novidades são a apresentação de quatro peças do teatro do Grémio e três encontros criativos, de entrada livre, dedicados a várias temáticas, como encenação e processo criativo (dia 14 de Outubro), conversa com actores sobre a construção das suas personagens (dia 28 de Outubro) e, dia 4 de Novembro, um encontro de antigos membros do teatro do Grémio que irão partilhar memórias de como era subir ao palco noutros tempos.

“Queremos ser um motor cultural”
No ano em que o Grémio celebra o seu 130º aniversário, os responsáveis não escondem a ambição de continuarem a ser o pólo agregador de todas as artes e cultura na cidade da Póvoa de Santa Iria, provando que há bom trabalho a ser feito na fronteira sul do concelho de Vila Franca de Xira. Ainda para mais num espaço cultural completamente construído de raiz. “Queremos ser o motor cultural da Póvoa e do concelho”, confessam, ao mesmo tempo que expressam a sua vontade de contaminar a comunidade com a paixão pelo teatro.
Os bilhetes para o festival foram postos à venda na segunda-feira, 16 de Setembro, e mais informações ou reservas podem ser feitas pelo contacto 960337612, o endereço gremio.povoense@gmail.com ou presencialmente no espaço cultural, situado na rua 5 de Outubro.
A cerimónia de abertura, que também marcará os 130 anos do Grémio, está marcada para dia 26 de Setembro e contará com um espectáculo do fadista Hélder Moutinho. As duas primeiras apresentações serão “Namae Nashi”, do Grupo de Teatro do Grémio, dia 28, seguido no dia 4 de Outubro de “O palhaço escultor” de Pedro Tochas.
Actualmente a instituição tem uma escola de teatro com 28 alunos, um grupo de teatro com três dezenas de pessoas, um grupo de teatro profissional (o Casulo) e agrega ainda outras actividades, como o grupo de música popular portuguesa Flor de Chá e as modalidades de zumba, pilates e ioga.

O maior festival de teatro da região está de volta ao Grémio Povoense

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido