uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Salvaterra de Magos divulga história e identidade do concelho nas Jornadas da Cultura

Programa multifacetado conta com actividades durante todo o mês de Setembro.

As Jornadas da Cultura de Salvaterra de Magos prosseguem até dia 29 de Setembro, iniciativas que visam “dar a conhecer a história e a identidade do concelho”. Na sua sexta edição, a iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, tem em exibição na Galeria de Exposições da Falcoaria Real a exposição “TIRÉE PAR A Rainha Dona Amélia e a fotografia”, construída a partir da colecção de fotografia do Museu-Biblioteca da Casa de Bragança e da colecção do Palácio Nacional da Ajuda, com o objectivo de celebrar os 150 anos do nascimento de D. Amélia, que dá o nome que há 115 anos une os concelhos de Salvaterra de Magos e do Cartaxo.
De 19 a 21 de Setembro, na Glória do Ribatejo, o “Mundus Glória Fest” junta música tradicional e contemporânea, sons africanos, poesia, gastronomia e outras iniciativas, numa organização da Associação do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Glória do Ribatejo em parceria com o município.
A candidatura dos bordados glorianos a Património Cultural Imaterial será tema para um colóquio que se vai realizar no dia 19 à noite, na Casa do Povo da Glória do Ribatejo, sendo os dias 20 e 21 dedicados a vários géneros musicais.
No dia 20, o município vai apresentar, em Muge, o projecto “Muge Portal - Concheiros de Muge: Um novo portal para os últimos caçadores-recolectores do vale do Tejo”, com a presença de Célia Gonçalves, arqueóloga da Universidade do Algarve que nos últimos anos tem integrado a equipa responsável por escavações no concelho. Segue-se uma visita ao local.
No âmbito das jornadas, será ainda feita, no dia 29, a reedição do livro “O Falar da Glória do Ribatejo”, de Idalina Serrão Garcia, numa parceria com a União das Freguesias de Glória do Ribatejo e Granho.
Decorrem ainda o lançamento da sexta edição da Revista Magos e a homenagem e exposição “Ti Margarida – Uma Mulher Gloriana”. No edifício do Cais da Vala, em Salvaterra de Magos, ficará patente, de 23 de Setembro a 31 de Outubro, a exposição das peças concorrentes ao IV Prémio Infante D. Luís às Artes – Escultura.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido