Festival de bandas vai animar as ruas de Minde e não só
A segunda edição do festival Brass iT, o evento que faz das ruas de Minde palco para concertos de bandas de brass, está de regresso durante os dias 20 e 21 de Setembro. Para além de Minde, o festival itinerante vai passar ainda por Alcanena, Leiria, Porto de Mós, Serra de Santo António, Monsanto e Bugalhos. A Associação Improviso Divergente organiza o festival que, depois de uma primeira edição em 2018 com um alcance de cerca de quatro mil pessoas, viu reforçado o número de bandas e actividades.
Entre as bandas deste ano estão Les Traine Savates, de França, que vão estrear-se em Portugal, e El Puntillo Canalla Brass Band, de Espanha. Em destaque na programação estão ainda Kumpania Algazarra, KhaganiçOrchestra, Farratuga e DJ El Gadzé.
O primeiro dia do festival inicia-se com uma performance didáctica na Escola de Ensino Básico de Alcanena, pelos portugueses Farratuga, onde as crianças terão a oportunidade de conhecer os vários instrumentos utilizados e o papel de cada um deles.
Há também vários projectos regionais envolvidos no festival, como são o caso da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Minde, da orquestra conjunta do Conservatório de Música Jaime Chavinha (CAORG) e da Escola de Música e Artes de Ourém (OUREARTE), da Orquestra do Conservatório Canto Firme de Tomar e da Banda Filarmónica da Sociedade Musical Mindense.
Para além dos concertos, há uma série de actividades paralelas: yoga para pais e filhos, um concerto didáctico para bebés e crianças e ainda workshops de cozinha e fotografia. O objectivo é que todos na família possam aproveitar as actividades do festival e vivê-las em conjunto.