Governo alarga prazo para agricultores de Mação acederem a apoios
O Governo anunciou na segunda-feira, 16 de Setembro, a prorrogação, até 15 de Outubro, do prazo para os agricultores de Mação e de Vila de Rei se candidatarem aos apoios para as explorações afectadas pelo incêndio ocorrido entre 20 e 23 de Julho.
Estabelecido pelo ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, o prazo de candidaturas aos apoios, que terminava no domingo passado, foi alargado após os pedidos da Associação de Criadores de Ruminantes do Pinhal Interior (Acripinhal) e da Câmara Municipal de Vila de Rei.
Os apoios dirigem-se aos agricultores cujas explorações foram afectadas pelo incêndio que lavrou entre 20 e 23 de Julho, nas freguesias de Amêndoa e de Cardigos, no município de Mação, no distrito de Santarém, e de Fundada e São João do Peso, no município de Vila de Rei, no distrito de Castelo Branco.
Os apoios financeiros disponíveis atingem os 500.000 euros e resultam do concurso aberto no âmbito da medida de restabelecimento do potencial produtivo do Programa de Desenvolvimento Rural 2020.
Os agricultores podem candidatar-se a compensações financeiras a fundo perdido na ordem dos 100% para prejuízos até aos 5.000 euros, 85% para prejuízos entre 5.000 e 50.000 euros, e 50% para prejuízos entre 50.000 e os 800.000 euros.
A medida aplica-se a agricultores que sofreram prejuízos no potencial produtivo das suas explorações e destina-se a financiar perdas em culturas permanentes (vinha, olival e pomar), efectivos pecuários, equipamentos e maquinaria e instalações de apoio à actividade agrícola.
As candidaturas, cujo prazo foi alargado até 15 de Outubro, são submetidas através de formulário electrónico disponível no portal do Portugal 2020.
Mais Notícias
Destaques

Santa Casa de Rio Maior com mais camas no próximo ano

“A nossa geração também se interessou pelo ambiente mas os problemas continuam”
