uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Municípios da região aderem à Semana Europeia da Mobilidade

Azambuja, Alcanena, Chamusca, Constância, Salvaterra de Magos, Santarém, Tomar e Vila Franca de Xira aderiram às comemorações da Semana Europeia da Mobilidade e prometem actividades amigas do ambiente até 22 de Setembro.

Oito municípios da região aderiram oficialmente às comemorações da Semana Europeia da Mobilidade que culmina a 22 de Setembro, Dia Europeu Sem Carros. O objectivo é promover a mobilidade sustentável e reforçar a necessidade de adoptar comportamentos mais amigos do ambiente.
O município de Azambuja assinala o Dia Europeu sem Carros com actividades dirigidas às famílias e a toda a população. A iniciativa decorre entre as 10h00 e as 17h00, em Aveiras de Cima, com a circulação automóvel interrompida no Largo da República, na Rua da Ameixoeira, na Rua do Rossio, na Rua do Bairro Alto e na Rua Ginestal dos Santos Quitério.
Em Alcanena, a primeira caminhada da temporada 2019/2020 realiza-se também no domingo, dia 22, em Louriceira, integrada nas comemorações do 20º Dia Europeu sem Carros e da 18ª edição da Semana Europeia da Mobilidade.
Uma “Pedalada pelo Ambiente” tem sido, nos últimos anos, a forma escolhida pelo município de Vila Franca de Xira para assinalar a data. As inscrições, no site da câmara, são gratuitas e terminam a 19 de Setembro.
No concelho de Santarém, nos dias 20, 21 e 22 de Setembro, realizam-se diversas caminhadas pelas freguesias de Abrã, Arneiro das Milhariças, Azóia de Cima e Tremês, Póvoa da Isenta, Romeira e Várzea e, S. Vicente do Paúl e Vale de Figueira. Para assinalar o Dia Europeu Sem Carros, a Praça do Município, em Santarém, estará limitada ao tráfego automóvel, entre as 08h00 e as 22h00. Ainda no domingo, pelas 09h30 tem início no Largo do Seminário o “Pedala Connosco” orientado pelos Tradições BTT Team.
Na Chamusca, entre 19 e 20 de Setembro, o Centro Escolar acolhe uma campanha de prevenção rodoviária, com sensibilização sobre sinais de trânsito e normas de circulação e organiza um percurso pedestre, de bicicleta e trotinete. No dia 19 há caminhada nocturna. No sábado, 21, o Arripiado acolhe um encontro de sketch e aguarelas e no domingo a freguesia de Ulme recebe o Trail das Famílias - Trilhos dos Arrozais.
Salvaterra de Magos também optou pelas actividades de educação rodoviária junto das escolas do 1º ciclo do concelho. Alunos das escolas EB1 de Muge, Granho e Glória do Ribatejo e os Centros Escolares de Salvaterra de Magos, Marinhais e dos Foros de Salvaterra e Várzea Fresca são convidados a participar na Gincana da Segurança.
Constância adere às comemorações com uma caminhada junto à zona ribeirinha, na tarde de sábado, dia 21. Tomar é outro dos municípios a assinalar o dia com os transportes urbanos (TUT) gratuitos no domingo.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido