uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

TAGUS promove Mercado de Outono em Abrantes

Objectivo do evento é incentivar a população a consumir hortofrutícolas da época e da região.

O Parque Intergeracional de Vale de Rãs, em Abrantes, vai ser palco do Mercado de Outono e Oficina de Cogumelos, na manhã do dia 21 de Setembro. Frutas e hortícolas da época, mel, cervejas artesanais, plantas, ervas aromáticas, artesanato, entre outros são alguns dos produtos que se podem encontrar e comprar neste pequeno certame.
O Mercado de Outono é integrado no Bairro ConVida e participado pelos vários parceiros deste projecto, dinamizado pela TAGUS - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior e pelo Núcleo de Produtores PROVE, com o intuito de incentivar a população a consumir hortofrutícolas da época e da região.
Durante esta iniciativa, que se realiza entre as 09h00 e as 13h00, haverá uma oficina dedicada aos cogumelos, agendada para as 10h00. A formação será dada por Simão Pita, do I Núcleo de Produtores PROVE do Ribatejo Interior, e pretende ensinar os participantes a produzir cogumelos comestíveis em toros de madeira. A oficina é gratuita e dedicada ao público em geral. As inscrições tem o limite de 12 participantes, podem ser feitas enviado um email para tagus@tagus-ri.pt.
Sensibilizar a população e dar a conhecer os ciclos das diferentes culturas agrícolas, incentivando a comunidade a consumir hortícolas da época, directamente dos produtores para os consumidores e criar mais uma oportunidade de promover a comercialização de produtos e o artesanato da região são os objectivos da organização.
A TAGUS comemorou, no passado dia 10 de Setembro, o 9º aniversário de implementação da metodologia PROVE, no seu território de intervenção, com um pequeno convívio entre os actuais e os produtores que já integraram os núcleos PROVE do Ribatejo Interior.
A confraternização juntou produtores, a equipa da TAGUS, parceiros do projecto Bairro ConVida e o município de Abrantes. O objectivo passou por fazer um balanço dos nove anos de existência da metodologia no Ribatejo Interior. Durante cerca de uma década, foi possível implementar dois núcleos de produtores no Ribatejo Interior, que juntou 15 produtores, que comercializaram mais de 15 mil cabazes de hortofrutícolas para abastecer mais de 150 famílias de Abrantes, Constância e Sardoal, gerando uma facturação de cerca de 127 mil euros.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido