uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Sardoal investe na destruição de ninhos de vespa asiática

Município investe três mil e quinhentos euros suportados pelo Fundo Florestal Permanente

A Câmara do Sardoal teve acesso a 3.500 euros de financiamento para identificação, validação e destruição de vários ninhos de vespa asiática nas quatro freguesias do concelho. Estas acções inserem-se no eixo de intervenção “Funções ecológicas, sociais e culturais da floresta” e o valor do investimento é suportado pelo Fundo Florestal Permanente (FFP).
Segundo o presidente do município, Miguel Borges, este é um problema que tem assolado cada vez mais o concelho, mas a autarquia está atenta e tem apoiado na detecção e exterminação dos ninhos de vespa asiática. O autarca apela ainda que os munícipes continuem a reportar ao Serviço Municipal de Protecção Civil sempre que avistem a presença da vespa asiática e pede que os apicultores tenham atenção às recomendações das autoridades.
Até Setembro deste ano já foram exterminados 14 ninhos de vespa asiática, dez definitivos e quatro primários, no concelho do Sardoal. O primeiro caso foi registado em Agosto do ano passado no beirado de um telhado em casa de habitação, em Andreus.
A vespa velutina, mais conhecida como vespa asiática, é uma espécie mais agressiva do que a vespa europeia e ao sentir-se ameaçada reage de forma agressiva. Em 2004 entrou na Europa através de França, tendo feito o percurso pela Península Ibérica até chegar a Portugal, via Galiza, em 2011.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido