
Equipamentos informáticos ensinam a viver com ventiloterapia
Tablets e projectores de imagem servem para visualizar vídeos com demonstrações práticas para ajudar pacientes em ventiloterapia, familiares e prestadores de cuidados.
Chegaram ao Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) os componentes do prémio do projecto “Aprender a viver com ventiloterapia”. O prémio integra material e equipamento informático e multimédia, como tablets, projectores de imagem, adaptadores e bolsas de transporte, no valor de 1.650 euros.
“Aprender a viver com ventiloterapia”, está a ser dinamizado no CHMT pelo grupo de trabalho integrado nos padrões de qualidade dos cuidados de enfermagem e tem como objectivos principais uniformizar procedimentos relativos ao ensino à pessoa submetida a ventiloterapia e capacitar o utente a utilizar autónoma e sistematicamente o equipamento de ventiloterapia.
Os equipamentos informáticos servem para visualizar vídeos com demonstrações práticas alusivas à ventiloterapia, ver folhetos informativos e outros suportes de comunicação, na realização das sessões de educação para a saúde ao utente/família/prestador de cuidados. O prémio recebido pelo CHMT integra o orçamento participativo 2018, promovido pela Ordem dos Enfermeiros – Secção Regional do Sul.
A ventiloterapia é uma terapia dirigida a diferentes tipos de patologias e visa a realização das trocas gasosas de forma efectiva pelo paciente, com recurso a um equipamento ventilador e a uma máscara (facial ou nasal) ou peça bucal.

Mais Notícias
Destaques

Santa Casa de Rio Maior com mais camas no próximo ano

“A nossa geração também se interessou pelo ambiente mas os problemas continuam”
