uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Escola de Alcanena é a melhor da Europa no ensino de ciências e tecnologias
José Fradique, professor de Biologia e Geologia, e Ana Cláudia Cohen, directora do Agrupamento

Escola de Alcanena é a melhor da Europa no ensino de ciências e tecnologias

Distinção foi dada pelo projecto STEM School Label, financiado pela União Europeia, entre mais de mil escolas de 34 países.

Ana Cláudia Cohen está radiante com a notícia que recebeu no primeiro dia de aulas: o Agrupamento de Escolas de Alcanena, de que é directora, foi considerado o melhor da Europa a ensinar ciências e tecnologias.
A distinção é atribuída pela primeira vez e parte do projecto STEM School Label (selo escolas STEM), financiado pela União Europeia, que criou uma rede de estabelecimentos de ensino que apostam no ensino das ciências, tecnologias, engenharias e matemática. Entre as mais de mil escolas envolvidas, representando 34 países, a de Alcanena foi a única que obteve a classificação máxima.
Segundo Ana Cláudia Cohen, a distinção é o resultado do trabalho dos docentes e dos alunos ao longo dos anos. Os projectos que colocam os alunos, desde o pré-escolar ao secundário, em contacto com a investigação científica são promovidos pelo agrupamento há mais de uma década e ganharam um novo fôlego há cerca de dois anos com a introdução da autonomia curricular. Com a possibilidade aberta pela nova legislação de até um quarto do tempo lectivo poder ser gerido pelas próprias escolas, os projectos passaram a integrar os currículos e a ser feitos em períodos de aulas, em disciplinas como Biologia e Geologia, Físico-Química e Matemática.
A directora do agrupamento realça ainda as parcerias das escolas quer com o Centro Ciência Viva do Alviela, quer com instituições de ensino superior como a Universidade Nova de Lisboa, as universidades de Coimbra e de Aveiro ou os politécnicos de Leiria e Santarém, que permitem aos alunos ter acesso a equipamento tecnológico para os seus projectos ou a acompanhamento por parte de investigadores dessas instituições.
Ana Cláudia Cohen refere que o papel do agrupamento é o de abrir horizontes e fazer a diferença na vida dos alunos e dá como exemplo o jovem Guilherme Félix, que não planeava prosseguir os estudos no ensino superior, mas mudou de ideias e quer candidatar-se no próximo ano lectivo a um curso de Engenharia Química. Guilherme está no 12º ano e desde o pré-escolar que frequenta o agrupamento de Alcanena.
Além do Agrupamento de Escolas de Alcanena, único a ter o selo de escola “Proficiente”, outras 300 escolas, de 15 países receberam o selo de escola “Competente” – entre as quais o Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento.

Escola de Alcanena é a melhor da Europa no ensino de ciências e tecnologias

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido