uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Dia Nacional das Linhas de Torres assinalado em Vila Franca de Xira

Agendadas caminhadas, provas de vinhos e baptismos equestres.

O município de Vila Franca de Xira assinala a 20 de Outubro, domingo, o Dia Nacional das Linhas de Torres, juntamente com os vizinhos concelhos de Mafra, Torres Vedras, Sobral de Monte Agraço, Arruda dos Vinhos e Loures. Nesse dia vai ser desenvolvido um conjunto alargado de iniciativas que visam promover esse património histórico, já classificado de monumento nacional.
Em Vila Franca de Xira a data é assinalada no período da manhã, entre as 10h00 e as 13h00, com um passeio pedestre guiado entre o Morgado Lusitano, em Alverca, e os Fortes da Serra da Aguieira (Obras Militares nºs 40, 41 e 42), num percurso de dois quilómetros. Segue-se um baptismo equestre, uma prova dos vinhos “Encostas de Xira” e uma mostra de licores e compotas de produtores do concelho, que também acontece nas instalações do Morgado Lusitano. Todas as actividades são de entrada livre mas com o passeio pedestre sujeito a inscrição prévia.
Com a colaboração do restaurante “O Sobreiro”, durante o almoço irá decorrer a iniciativa “À Mesa dos Generais”, uma campanha gastronómica de pratos e ementas de época.
À tarde, entre as 15h00 e as 17h00, o programa prevê uma visita guiada e uma recriação teatral “Vila Franca ao tempo das Invasões Francesas”. O ponto de encontro será a Fábrica das Palavras, num itinerário que irá percorrer alguns dos edifícios da cidade de Vila Franca de Xira que têm ligações históricas às invasões francesas. Com a recriação teatral de um episódio narrado por André Delagrave, os locais a visitar incluem o Passeio Ribeirinho, Celeiro da Patriarcal, Praça Afonso de Albuquerque, Pátio da Galache, Igreja da Misericórdia, Igreja Matriz e Igreja do Mártir Santo.

Mais Notícias

    A carregar...