uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Águas do Ribatejo não aumenta tarifas de água para 2020
Francisco Oliveira, presidente do conselho de administração da Águas do Ribatejo

Águas do Ribatejo não aumenta tarifas de água para 2020

Empresa intermunicipal apenas mexeu nas tarifas de saneamento em valores que nem chegam a um cêntimo.

O preço da água de consumo nos municípios abrangidos pela Águas do Ribatejo vai manter-se em 2020. A empresa intermunicipal totalmente pública já enviou o tarifário para os municípios accionistas e a decisão de entrada em vigor dos preços deve ser aprovada em breve. A empresa apenas mexeu nas tarifas de saneamento em valores que nem chegam a um cêntimo.
No próximo ano, na tarifa variável, os consumidores vão continuar a pagar 0,4076 euros por metro cúbico (m3) no primeiro escalão, até cinco metros cúbicos. No segundo escalão (5 a 15 m3) a tarifa mantém-se nos 0,9300 euros, sendo que no escalão seguinte (15 a 23 m3) o preço é de 1,5471. No quarto escalão, para quem consome mais de 25 metros cúbicos por mês, o valor por metro cúbico é de 2,5180 euros.
O presidente do conselho de administração da Águas do Ribatejo refere que a decisão de não aumentar as tarifas, a exemplo dos anos anteriores, tem a ver com o facto de estas serem sustentáveis. Francisco Oliveira, que também é presidente da Câmara de Coruche, explica que o ligeiro aumento no saneamento justifica-se tendo em conta que as tarifas têm estado abaixo abaixo dos valores reais que custam os serviços e que a diferença tem sido suportada pelos montantes recebidos de água.
Francisco Oliveira sublinha que a aproximação dos valores das tarifas de saneamento aos custos reais tem sido feita progressivamente e que é uma determinação da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR). O autarca realça ainda que a empresa intermunicipal na actualização dos preços teve em conta o factor social de não castigar os consumidores. O resultado líquido da Águas do Ribatejo, acrescenta, consegue suportar o abastecimento sem aumento de preços, bem como os investimentos que têm sido feitos na melhoria dos sistemas.
A Águas do Ribatejo integra os municípios de Torres Novas, que é o maior accionista, Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche e Salvaterra de Magos.

Águas do Ribatejo não aumenta tarifas de água para 2020

Mais Notícias

    A carregar...