uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
SMAS de Vila Franca de Xira reforçam serviços de excelência e modernidade
Novo laboratório dos SMAS de Vila Franca de Xira representou um investimento de um milhão de euros

SMAS de Vila Franca de Xira reforçam serviços de excelência e modernidade

Instituição celebra 60 anos com inauguração de novo laboratório de águas e efluentes. Com um investimento global de um milhão de euros o novo laboratório destina-se a fazer face às exigências na área do controlo de qualidade e garantia de segurança da água distribuída e consumida na rede pública.

Reforçar o serviço de excelência e qualidade prestado à população do concelho de Vila Franca de Xira e apostar em infra-estruturas cada vez mais modernas e adaptadas aos critérios exigentes do mercado são as principais ambições dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS).
Os objectivos foram traçados por António Oliveira, presidente do conselho de administração dos SMAS, na tarde de terça-feira, 15 de Outubro, durante a inauguração do novo laboratório de águas e efluentes, que O MIRANTE já dera a conhecer no final do Verão.
O investimento no novo laboratório representa, para António Oliveira, uma estratégia global e planeada, focada na modernização dos serviços. “Queremos reforçar o serviço de excelência e tornar os SMAS, cada vez mais, numa empresa sustentável. Nada aqui foi feito ao acaso”, considerou.
O mesmo responsável lembrou os mais de cinco milhões de euros de capitais próprios dos SMAS que já foram investidos por aquela entidade desde que a lidera. Agradecendo a todos os trabalhadores dos SMAS, António Oliveira lembrou ainda que o novo laboratório vai permitir dar uma resposta mais rápida a todas as necessidades. Para breve estará a acreditação pelo Instituto Português de Acreditação, que permitirá ao laboratório dos SMAS realizar análises e controlo para interessados externos.
“Estão a ser feitos melhoramentos muito importantes que abrem novas perspectivas de futuro. Este novo laboratório dá melhores condições para termos água de melhor qualidade, mais eficiência e fiscalização ambiental”, afirmou, por seu lado, Alberto Mesquita, presidente do município.
Na cerimónia estiveram presentes, entre autarcas e trabalhadores, Maria da Luz Rosinha, deputada na Assembleia da República, Paulo Flor, comandante da PSP de Vila Franca de Xira, e representantes da Direcção-Geral de Saúde, Associação de Municípios de Estudos e Gestão de Água (AMEGA), Águas do Tejo Atlântico e Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Residuos (ERSAR).
Recorde-se que as instalações anteriores, existentes desde 1985, encontravam-se já desactualizadas e sem condições.

Aplicação para encontrar bebedouros
Na ocasião foi apresentado também o programa “Hidrate-se! Beba Água da Torneira”. A campanha assenta em objectivos de sustentabilidade ambiental e irá sensibilizar toda a população para o consumo de água da torneira e para a diminuição do uso de garrafas de plástico, informando sobre os benefícios do consumo de água da torneira. Vila Franca de Xira tem sido sucessivamente distinguida, nos últimos três anos, com o selo de qualidade exemplar da sua água pela entidade reguladora do sector.
O aumento do consumo de refrigerantes e bebidas açucaradas entre os mais novos será também um dos pilares de combate do programa. O programa inclui uma aplicação (APP) para telemóveis e tablets que permite aos utilizadores saber na hora a localização dos bebedouros públicos existentes no concelho.

SMAS de Vila Franca de Xira reforçam serviços de excelência e modernidade

Mais Notícias

    A carregar...