uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Festival Nacional de Gastronomia com muita música a acompanhar
Festival foi apresentado na Quinta da Ribeirinha, na Póvoa de Santarém

Festival Nacional de Gastronomia com muita música a acompanhar

Emblemático evento decorre em Santarém de 24 de Outubro a 3 de Novembro. A programação musical está de regresso ao evento. Sebastião Antunes Trio, Jorge Palma, João Chora e Três Bairros são os artistas que vão proporcionar os momentos musicais na Casa do Campino.

“O Vinho e a Vinha” é o tema da 39ª edição do Festival Nacional de Gastronomia (FNG) que vai realizar-se em Santarém de 24 de Outubro a 3 de Novembro. Este ano a novidade é o regresso da programação musical, que tinha sido interrompida há alguns anos. Sebastião Antunes Trio (25 de Outubro), Jorge Palma (dia 26), João Chora (1 de Novembro) e Três Bairros (dia 2), são os artistas que vão proporcionar os momentos musicais.
Outra das novidades é que as entradas serão feitas na própria porta da Casa do Campino, tal como era feito antigamente. Deixa de haver uma tenda exterior e os torniquetes de metal. O festival vai contar com 12 tasquinhas típicas representativas de todo o país e cinco banquetes com chefes nacionais e internacionais.
O programa para os 11 dias do FNG foi apresentado na Quinta da Ribeirinha, na Póvoa de Santarém, num almoço preparado pelo chef ribatejano Rodrigo Castelo, vencedor do concurso Troféu Portugal 2018 e que será responsável, juntamente com João Correia, por um dos cinco banquetes agendados para a edição deste ano.
A abertura do festival está agendada para 24 de Outubro, às 12h00. No dia 28 realiza-se a primeira edição do Concurso Nacional de Cozinha Tradicional Portuguesa, promovido pela Qualifica/oriGIn Portugal, com o objectivo de motivar os produtores a continuarem a respeitar os modos de produção, as receitas e o uso dos ingredientes genuínos.
No dia 29 realiza-se a gala anual de entrega de prémios do concurso Great Taste Awards, evento com origem no Reino Unido (em 1994) e que tem sido responsável pela descoberta de produtos alimentares de qualidade excepcional e pela sua promoção junto de profissionais e consumidores.
Do programa fazem ainda parte dois seminários sobre a temática do vinho, o primeiro no dia 27 sobre “O Casamento entre a comida e o Vinho”, com Paulo Amado, director da revista Inter, e com o chef Rodrigo Castelo. No dia 2 de Novembro decorre o segundo seminário, sobre “Marketing e Promoção de Vinhos”, com representantes das quintas da Alorna e da Lagoalva e da CVR Tejo.
Os municípios convidados apresentarão as suas iguarias que incluam vinho, nomeadamente: Grândola (25 de Outubro), Peso da Régua (26), Viseu (27), Lagoa (30), Palmela (31), Anadia (1 de Novembro), Açores (2 de Novembro) e Santarém (3 de Novembro).
João Leite, presidente da empresa municipal Viver Santarém, entidade que organiza o FNG, destacou os cinco “banquetes” que serão preparados por chefs com estrelas Michelin como Rui Paula (25 de Outubro), Chakall (dia 26), Óscar Gonçalves (31), João Correia e Rodrigo Castelo (1 de Novembro) e Justa Nobre (dia 2).
O festival integra várias “Conversas sobre o Vinho”, provas comentadas, formações para profissionais e a presença dos 11 municípios da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo.

Festival Nacional de Gastronomia com muita música a acompanhar

Mais Notícias

    A carregar...