uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
“Há cada vez mais desvios de dinheiro por parte de funcionários”
Jorge Mendes trabalha na contabilidade há quase duas décadas

“Há cada vez mais desvios de dinheiro por parte de funcionários”

Jorge Mendes é proprietário do escritório de contabilidade Kuality Kontas, em Santarém

Já nos tempos de estudante se destacava pela rapidez com que conseguia fazer contas. Não surpreendeu por isso que tivesse optado pela área de Gestão quando seguiu o ensino superior. Os números estão para a sua vida profissional como em tempos esteve o futebol para os seus tempos livres.

O futebol fez parte de toda a infância e juventude de Jorge Mendes, proprietário do escritório de contabilidade Kuality Kontas, na Rua Serpa Pinto, em Santarém. Mas foi o gosto pela Matemática que prevaleceu quando o contabilista, de 43 anos, escolheu o curso a seguir no ensino superior. Depois de ter ficado desempregado, na altura em que o país atravessava uma grave crise financeira, decidiu arregaçar as mangas e arriscar abrindo o seu próprio negócio.
Nascido na Parreira, concelho da Chamusca, e criado em Almeirim, Jorge sempre se destacou na escola pela facilidade que tinha em fazer rapidamente contas. De tal forma que, muitas vezes, era ele próprio que dava explicações aos colegas de turma para ajudá-los a passar nos testes. “Na altura tinha tempo para tudo. Até mesmo para dar uns toques na bola e divertir-me com os amigos”, confessa o contabilista que ainda vestiu a camisola do União de Almeirim durante alguns anos.
Apoio não faltou por parte do pai, trabalhador na área da construção civil e da mãe, dona de casa, tendo ingressado na licenciatura de Gestão na Universidade de Évora. Ainda trabalhou como administrativo numa empresa de construção civil em Lisboa e passados quatro anos teve a sua primeira experiência como contabilista na companhia Chapitô, em Lisboa.
“Havia lá um contabilista que assinava e eu fazia quase tudo o resto”, conta Jorge Mendes que, antes de abrir o seu próprio negócio em Santarém trabalhou ainda durante quatro anos com um técnico oficial de contas em Lisboa. “Nunca esteve nos planos regressar às raízes, mas neste momento não me arrependo porque tenho uma vida mais calma e consigo acompanhar mais o meu filho”, conta o residente em Almeirim.
Há quase duas décadas no mundo da contabilidade, conta que já contactou com todo o tipo de clientes nos vários locais onde trabalhou, mas os que mais o marcaram foram os que ainda hoje dizem estar gratos por terem descoberto a pólvora para os problemas financeiros das suas empresas. Um deles, revela, “acredita mesmo que fiz um milagre, mas na verdade o que se passava é que um empregado andava a desviar dinheiro da empresa. Há cada vez mais desvios de dinheiro por parte de funcionários”, lamenta.

Tecnologia digital veio ajudar
Actualmente a gerir o seu escritório de contabilidade situado no centro histórico de Santarém, Jorge Mendes divide os seus dias entre papelada, reuniões com clientes e a família. Os dias do contabilista começam bem cedo, acordando pelas 06h30 para estar no escritório pelas 08h00. A partir daí não pára até ao fim do dia, só chegando a casa pelas 19h30. Momento que aproveita para estar com o filho e a mulher e para fazer uma corrida ou ir ao ginásio. “O trabalho vai sempre comigo para casa, mas normalmente não me dedico a ele. Amanhã é outro dia”, admite.
Jorge Mendes não tem dúvidas que a nova era digital não veio para extinguir a profissão de contabilista, mas veio antes ajudar na gestão de tempo e na burocracia, pois antigamente quem trabalhava na área tinha de passar horas nas filas das Finanças e da Segurança Social.
O profissional confessa que uma das suas maiores tristezas neste momento é ver o centro histórico de Santarém sujo e ao abandono. “Não deviam deixar morrer esta parte da cidade. Tem aqui património riquíssimo que não devia ficar esquecido”, defende.

“Há cada vez mais desvios de dinheiro por parte de funcionários”

Mais Notícias

    A carregar...