uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Comunistas de VFX criticam Freitas do Amaral durante voto de pesar

Documento foi aprovado por todas as bancadas à excepção da CDU

Conspirador da revolução de Abril, opositor à Constituição da República e instigador de projectos reaccionários: Foi desta forma que os vereadores da CDU classificaram o fundador do CDS, Diogo Freitas do Amaral, falecido recentemente, durante a aprovação de um voto de pesar apresentado pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.
O documento foi lido pela vereadora Helena de Jesus, da Coligação Mais, liderada pelo PSD, que foi aluna de Freitas do Amaral. A CDU absteve-se justificando que os posicionamentos políticos recentes de Freitas do Amaral “não apagam” o papel que os comunistas dizem ter representado “na conspiração contra Abril e o regime democrático”. Incluindo o que chamam de “projectos reaccionários” que terá liderado desde o 25 de Abril até à década de 1990. “As razões que justificam o nosso voto não anulam a expressão de condolências à família que já tornámos pública”, notou Cláudia Martins, vereadora da CDU.
O presidente do município, Alberto Mesquita (PS), mostrou-se surpreendido com a intervenção dos comunistas e lembrou que a história “é o que é” e que em 45 anos de democracia muita coisa aconteceu. Mas sublinhou que “de uma ou outra situação que naquele momento não tenhamos percebido, entendido ou aceite”, Freitas do Amaral foi “um homem que marcou e vai continuar a marcar” a história contemporânea portuguesa.

Mais Notícias

    A carregar...