uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Presidente de Benavente disponível para orçamento participativo sério
Carlos Coutinho, presidente da Câmara de Benavente

Presidente de Benavente disponível para orçamento participativo sério

Carlos Coutinho foi questionado pela oposição sobre a petição que está a recolher assinaturas nas ruas. Autarca diz não ter nada contra esse modelo de participação cívica.

O presidente da Câmara de Benavente, Carlos Coutinho (CDU), diz-se disponível para analisar a possibilidade de ser criado um orçamento participativo (OP) no seu território, desde que seja “sério” e focado para uma efectiva participação cívica da comunidade. O autarca falou sobre o assunto na última reunião pública de câmara, onde foi questionado pela oposição sobre a petição que anda a circular nas ruas visando a recolha de assinaturas para pressionar a concretização de um OP em Benavente, como O MIRANTE já havia noticiado.
“Não tenho nada contra orçamentos participativos, acho é que devem ser sérios e colocados à consignação das populações”, defendeu Coutinho, lembrando que os orçamentos municipais já incluem medidas focadas na maioria das pretensões e alertas deixados directamente pela população ao executivo.
“Para fazermos um OP não vejo mais do que uma alocação de 100 a 200 mil euros. A câmara municipal sempre foi um espaço aberto e de participação da população”, defende o autarca, lembrando que um OP não deve ser um mero exercício para envolver as pessoas, de forma simplista e não lhes dando efectivos poderes de decisão em áreas da sociedade que são importantes.
O assunto foi levantado por Ricardo Oliveira, vereador do PSD, que voltou a defender a criação de um OP em Benavente, depois de ter visto a sua proposta de criação desse instrumento público chumbada em reunião de câmara e assembleia municipal pela CDU, que tem maioria nos dois órgãos. “Quero acreditar que com uma mobilização da população deste município a CDU será obrigada a respeitar a sua vontade, que será a realização de um OP”, notou.
Recorde-se que um grupo de cidadãos de Benavente lançou uma petição pública pedindo ao executivo da Câmara de Benavente e à assembleia municipal que coloque em prática, em 2020, a realização de um orçamento participativo que permita aos cidadãos votar em obras por si propostas para melhorar várias zonas do concelho.

Presidente de Benavente disponível para orçamento participativo sério

Mais Notícias

    A carregar...