uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Autarcas de Ourém visitam obras em cinco freguesias
Obras representam um investimento total de mais de seis milhões de euros

Autarcas de Ourém visitam obras em cinco freguesias

Iniciativa decorreu no dia 14 de Janeiro e contou com a presença do presidente da câmara, Luís Albuquerque, que não teve a companhia dos vereadores do PS no executivo.


O presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Albuquerque (PSD), reuniu o executivo para visitar as empreitadas a decorrer em cinco freguesias do concelho, numa jornada de trabalho, acompanhada por O MIRANTE, em que os vereadores do PS não estiveram presentes. Ao todo são 14 intervenções que representam um investimento total estimado em cerca de 6,2 milhões de euros, com comparticipação da União Europeia.
A reabilitação do Castelo e Paços dos Condes de Ourém prevê a construção de um museu e dois passadiços, para além dos trabalhos de conservação e restauro. O prazo de execução previsto era de cerca de 18 meses mas, segundo Luís Albuquerque, é provável que o prazo se dilate no tempo. O investimento total estimado é de cerca de 2,3 milhões de euros e vai contar com o financiamento de fundos comunitários no valor de cerca de um milhão e meio de euros.
A requalificação do Cine-Teatro Municipal é a obra mais dispendiosa, na ordem dos 2,5 milhões de euros, sendo financiada por fundos comunitários no âmbito do PEDU (Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano). Os trabalhos iniciaram em Julho de 2019 e estima-se que estejam concluídos em Agosto de 2020. A sala de espectáculos vai ter cerca de quinhentos lugares.
A construção dos novos centros de saúde nas freguesias de Alburitel e do Sobral vão permitir dar resposta a cerca de três mil utentes. As unidades de saúde vão ficar situadas nos antigos jardins-de-infância de cada uma das freguesias e estima-se um investimento de cerca de 400 mil euros para o município.
A ampliação do Parque da Cidade António Teixeira, em Ourém, implica o prolongamento da via pedonal já existente em cerca de 600 metros. A intervenção vai ter um custo previsto de cerca de 350.000 euros.
Nas freguesias de Atouguia e Misericórdias já estão em curso os trabalhos de ampliação e remodelação de condutas de água e ramais domiciliários. A empreitada visa estender a rede pública de abastecimento de água a moradias que nunca beneficiaram deste serviço ou que o tinham em más condições. Estima-se um investimento total de cerca de 200 mil euros.
A antiga escola primária do Zambujal, na freguesia de Atouguia, vai transformar-se no Centro de Documentação Joaquim Ribeiro. O espaço vai ter uma biblioteca onde estara exposto o acervo documental e bibliográfico, cedido por Sérgio Ribeiro, filho de Joaquim Ribeiro. A empreitada está orçada em cerca de 140.000 euros.
Estima-se que a construção da nova casa mortuária na freguesia de Seiça esteja concluída até ao final de 2020. Esta obra resulta de um protocolo entre a câmara municipal e a junta de freguesia num valor a rondar os 130 mil euros.
No campo de futebol do Vilarense estão a realizar-se trabalhos de requalificação e conservação do relvado. O município vai suportar 85% do valor total da obra que tem um custo estimado em cerca de 300 mil euros. O restante valor vai ser investido pelo clube.
Estão também a ser realizadas obras de repavimentação em algumas estradas em mau estado nas localidades de São Sebastião, Alveijar/Vale da Perra, Vilar dos Prazeres e Ourém.
A visita às empreitadas durou todo o dia. Luís Albuquerque esteve sempre acompanhado pelo vice-presidente da Câmara de Ourém, Natálio Reis, e pelos vereadores, Rui Vital e Isabel Costa. A interacção dos autarcas com os populares foi uma constante ao longo de toda a jornada, com os últimos a aproveitar para fazer alguns pedidos ao chefe do executivo.

Autarcas de Ourém visitam obras em cinco freguesias

Mais Notícias

    A carregar...