Cavaleiro Andante

Segurança no trabalho mesmo em jeito de passeio
O vice-presidente da Câmara de Ourém foi o animador de serviço da visita do executivo às obras em curso, em modo excursão, como aliás decorreu toda a visita. Natálio Reis ia alegrando os colegas nas viagens de autocarro entre os locais a visitar, com o seu humor refinado e postura bem conhecida na cidade. Onde ele se fez notar mais foi no uso exemplar do material de segurança que se exige nas visitas às obras, nomeadamente do capacete. A certa altura o Cavaleiro Andante reparou na insistência com que ele chamava a atenção de Luís Albuquerque para a infracção desses procedimentos. Quem não conhecesse esta equipa diria, em certas alturas, que Natálio Reis era na comitiva o elemento infiltrado da empresa que fazia a fiscalização da segurança no trabalho.
Cavaleiro Andante | 01-02-2020


Ver para crer
No final da cerimónia de assinatura do contrato de instalação de uma fábrica de conversão de pneus usados no Centro de Negócios do Cartaxo, o presidente desse município, Pedro Magalhães Ribeiro (PS), pediu que fosse fotografado o momento da assinatura do cheque com a primeira tranche do pagamento da empresa pelo lote de terreno. Pelos vistos, a assinatura de um cheque com provisão é uma coisa tão rara e inverosímil num dos municípios mais endividados do país que tem de ser registado para a posteridade, não vá alguém duvidar....
Cavaleiro Andante | 28-01-2020


Quem anda à chuva molha-se!
No dia em que o presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Albuquerque (PSD), andou em visita às empreitadas em curso em cinco freguesias do concelho, foram muitos os trabalhadores do município que fizeram questão de dar o braço ao autarca. Como nesse dia a chuva não deu tréguas e, como se sabe, quem anda à chuva molha-se, o Cavaleiro Andante, que esteve por lá umas horas, reparou na simpatia e desvelo de um membro da comitiva que nunca deixou que o presidente da autarquia molhasse as orelhas. Fica aqui a nota, para que conste, e para que em Ourém fiquem a saber, que um operário já não é só especialista em picaretas, martelos e colheres de pedreiro: a grande maioria também já domina as regras da etiqueta!.
Cavaleiro Andante | 27-01-2020


Anónimos da Chamusca
O capataz da Chamusca, Paulo Queimado, e a sua parceira, Cláudia Moreira, vão construindo na Câmara da Chamusca uma teia de poderes e relações que não chegam longe mas fazem mexer a terra e as suas gentes. O Cavaleiro Andante regista o aumento de cartas anónimas que vão chegando à redacção de O MIRANTE por correio e por email, contando peripécias, algumas delas literalmente inventadas, como é norma nos “jornalistas” que se escondem atrás do anonimato. O que é curioso é este ambiente de coscuvilhice e má língua que alimenta a política local à falta de obra e de trabalho no concelho. Ontem foi a demissão do chefe de gabinete, que não chefiava nada, amanhã é o dedo no rabinho do Nuno Mira, que vai ser o próximo anjinho da equipa do capataz, no outro dia há-de ser o funcionário desconsiderado... Enfim, a Chamusca continua ali à beira do Tejo mas está tudo como dantes: ninguém liga ao que vai pelo Tejo abaixo e a maioria nem sabe que o Tejo existe.
Cavaleiro Andante | 26-01-2020


Difícil é sentá-los
A sala da Câmara do Cartaxo reservada para a assinatura do contrato de instalação da BB&G no parque de negócios do município foi pequena para acolher autarcas, representantes das forças policiais e público em geral. A audiência, com cerca de duas dezenas de pessoas, ultrapassava em muito as oito cadeiras inicialmente dispostas na sala. Enquanto pedia que viessem mais cadeiras, o presidente do município, Pedro Magalhães Ribeiro, gracejava citando o título de um livro de Marçal Grilo, “Difícil é Sentá-los”, provavelmente incrédulo com a quantidade de gente que respondeu afirmativamente ao seu convite....
Cavaleiro Andante | 25-01-2020

A Nersant a perder fôlego
A Nersant tem uma excelente imagem na região, não só por ser única a mostrar trabalho mas também por ser aquela que está do lado dos empresários e lhes presta apoio. Nem por isso as suas dezenas de iniciativas mensais correspondem aquilo que seria desejável para uma organização tão mobilizadora. O Cavaleiro Andante passou de raspão pela sessão de apresentação do programa Melhor Turismo 2020, na Startup Santarém, e encontrou uma plateia de meia dúzia de participantes que pareciam caídos do céu só para justificar a iniciativa. A Nersant está a perder fôlego ou os empresários do turismo vivem a ressaca do início do ano e da invernia? Ou a Nersant está a inventar e não está a escolher os parceiros que devia?.
Cavaleiro Andante | 23-01-2020

Ó meu rico S. João, levanta-me aí o portão!!
No Entroncamento, ao lado da capela de S. João Baptista e da estátua do santo, está há anos um portão de um terreno derrubado e enferrujado que, na queda, arrastou parte do muro onde estava preso. O Cavaleiro Andante estranha que se mantenha a situação que ainda por cima fica a cem metros do novo e reluzente Cine-Teatro S. João...a não ser que se esteja à espera de... um milagre!!!.
Cavaleiro Andante | 22-01-2020

Destaques

Fábrica de conversão de pneus usados instala-se este ano no Cartaxo
Empresa de capitais luso-americanos assinou um contrato para instalação de uma unidade fabril no Parque de Negócios do Cartaxo, onde vai investir seis milhões e criar quatro dezenas de postos de trabalho directos.
Edição de 01-02-2020

Delegação de directores executivos da AIP visitou fábrica da Secil no Outão
Empresa quer ser uma das fábricas de cimento mais eficientes da Europa.
Edição de 01-02-2020
Nova empresa satélite da Fabrióleo contestada e empresário sente-se perseguido
Pedro Gameiro e a irmã abriram uma nova fábrica de tratamento de óleos em Vendas Novas, do género da fundada pelo pai em Torres Novas e que tem sido acusada de poluição. Apesar de o Estado ter tentado encerrar a fábrica ribatejana, foi aprovado financiamento para a unidade alentejana, mas a família abdicou de 1,5 milhões para “evitar mais perseguições”.
Edição de 01-02-2020